sexta-feira, 11 de março de 2016

Controle de Horas

Neste post vou falar sobre o controle de horas de estudo.
É algo muito importante e tem algumas utilidades que são:

- Se fiscalizar;
- Avaliar o desenvolvimento;
- Quantificar o quanto já fez de esforço;
- Se programar;

Primeiro vou explicar como fazer este acompanhamento e depois vou tentar explicar melhor as utilidades...

Planejamento dos estudos

Antes vamos pensar no planejamento dos estudos. Quando pensamos em estudar para concurso é comum fazermos dois planejamentos. Um de horas de estudo diárias e outro de meta total de estudos, que faz referência de quanto tempo pretendemos estudar até passar nos concursos.

As horas diárias você define baseado na sua flexibilidade de horários, na sua capacidade de concentração etc. Já a Meta Total de Estudos você baseia na comparação com outros concurseiros! Vou explicar melhor como avaliar estes dois itens em outro post. Mas por enquanto o que importa é saber que existe uma quantidade de horas de estudo diárias (pode ser de 2h por dia, 6h por dia etc) e uma meta de quantidade de horas de estudo total (1.000h de estudo, 1.500h de estudo, 3.000h de estudo etc.).

Não deixe de definir estas duas metas! Elas servem para você se avaliar e se fiscalizar!
Eu trabalhava com gerenciamento de obras e posso dizer, sem dúvidas nenhuma, que quando se estipula uma meta o rendimento sobe consideravelmente! Nós, seres humanos, nos limitamos muito e quando estipulamos uma meta nos liberamos o potencial que temos!

Como controlar as horas

O controle de horas é simples. Você precisa de duas ferramentas básicas, a primeira é um relógio com cronômetro (pode ser celular) e uma planilha do Excel.

Cronômetro / Temporizador

Funciona da seguinte forma. Quando você iniciar os estudos você inicia o cronômetro. Quando pausar os estudos, seja por qual motivo for, você pausa o cronômetro.

Não importa se você deu uma pausa rápida ou demorada no estudo, se levantou da cadeira para fazer algo que não seja ler, ver aula ou fazer questão, você tem que pausar o cronômetro.

Parece até excesso de preciosismo, mas não é! Só existe uma forma de saber se você esta ou não se dedicando o suficiente e este controle é feito em horas líquidas de estudo.

O que importa não é a hora que você inicia os estudos... Se você vai passar de 7:00 am às 10:00 pm se dedicando ao estudo... O que importa é quanto tempo você passou efetivamente estudando. Alguém que comece a estudar às 7:00 am e pare às 10:00 pm, mas que vive dando pausas no estudo (seja para beber água, seja para conversar com um amigo ou até mesmo responder uma mensagem no Wathsapp) renderá menos horas de estudo que alguém que inicie as 7:00 am e pare as 4:00 pm, mas que fique mais tempo focado no estudo. Por isso que em concursos não levamos em conta a hora de inicio e de termino do estudo, levamos em conta as HORAS LÍQUIDAS DE ESTUDO, daí a necessidade de um cronômetro.

Eu gostava mais de usar um Temporizador (é comum ter essa ferramenta nos relógios ou celulares). O pensamento era: "Não posso pausar os estudos antes de terminar 1,5h de estudo". Então eu marcava para o temporizador (as vezes também chamado de Contagem Regressiva) para ele apitar após 1,5h. Neste tempo eu ficava estudando e não me permitia levantar da cadeira de estudos por nada. Obviamente se fosse necessário pausar o estudo por algum motivo eu pausava o temporizador.

Planilha de controle de horas

As horas que você estudou precisam ser anotadas em algum lugar. Afinal queremos fazer um acompanhamento do quanto você tem estudado na média dos dias.
Vou deixar um link de uma planilha de acompanhamento de horas de estudo.
PLANILHA DE CONTROLE DE HORAS

Mas porque mesmo precisamos dessa planilha?

É simples. Precisamos acompanhar duas coisas nessa planilha! As horas de estudo diárias e a quantidade total de horas estudadas. A primeira é quantas horas em média de estudo líquido você esta fazendo por dia. A segunda é quantas horas de estudo você já estudou no total.

A primeira medida é para você se auto fiscalizar. Se você estipulou estudar 4h por dia e esta estudando 3h por dia você sabe que não esta tão comprometido com os estudos quanto tinha se programado. Ou seja, precisa refletir se não esta alcançando as horas líquidas diárias por "preguiça" ou porque realmente não esta dando tempo (seja por causa do trabalho, doença etc.).

A segunda medida é para você saber quão longe (ou quão perto) esta da sua meta total de estudos, ou seja, seu objetivo!

Você precisa ter consciência que não somos mais crianças e não temos mais Pai, Mãe, Professora da escola etc. nos cobrando para estudar. Essas pessoas verificavam quanto tempo ficávamos em sala de aula, quanto tempo dedicávamos a fazer exercícios etc. Precisamos suprir esse papel de fiscalização. Como quem fiscalizará o quanto você esta se dedicando será você mesmo, só resta você contabilizar quantas horas líquidas você passa estudando.

Então é isso. Só temos como verificar o quanto estamos nos dedicando para os estudos contabilizando as horas líquidas de estudo diárias.

No próximo post falarei sobre ESTUDAR TEORIA APENAS UMA VEZ


Ajudando outros concurseiros



Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:





Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

2 comentários:

  1. Fala Luiz, tudo certo?
    Uma ferramento complementar a isso é o app/site aprovado (http://www.aprovadoapp.com.br/). É bem simples o uso, você cadastra as disciplinas que precisa estudar, e você o usa para cronometrar o seu tempo de estudo. Ele gera, de forma automática, gráfico para lhe mostrar o seu tempo de estudo por matéria. Uso faz algum tempo e gosto demais!

    Muito obrigado pela sua dedicação, conheci o blog faz um dia e estou gostando demais!

    Abraço.

    ResponderExcluir