sexta-feira, 25 de março de 2016

Disciplinas RF

Neste post eu mostrarei um levantamento das questões que cairam nos ultimos concursos para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB). Este levantamento é interessante para sabermos a quantidade de questões que a ESAF gosta de colocar no concurso para cada disciplina!

1- O que é cobrado no concurso para AFRFB?

Mostrarei duas tabelas! A primeira com o levantamento dos últimos concursos para AFRFB(de 2009 à 2014) e uma segunda com o levantamento apenas do ultimo concurso!


Como podemos ver, caem no concurso da receita federal cerca de 20 disciplinas diferentes, mas claramente percebemos que algumas são cobradas com mais frequência e outras são cobradas lateralmente!

Abaixo o segundo levantamento, desta vez apenas do ultimo concurso da Receita Federal, realizado em 2014.


Gostaria de fazer uma observação. Em Raciocínio Lógico a ESAF entende que inclui Raciocínio Lógico, Matemática Geral e Estatística.

Gostaria também de fazer outra observação. Direito previdenciário no ultimo concurso caiu junto com direito Tributário.

Agora comparando a primeira tabela com a segunda percebemos que não caiu no ultimo concurso:
- Direito Civil;
- Direito Empresarial
- Direito Penal;
- Economia e Finanças Públicas;
- AFO.

Ou seja, percebemos que a banca mudou um pouco seu pensamento em relação ao que um Auditor da Receita Federal deve ter de conhecimento para atuar!

Mas para o concurseiro, o que fazer? Estudar apenas as disciplinas do ultimo edital ou também estudar as que a ESAF já cobrou em concurso anteriores?

Pergunta difícil essa! Se alguém souber a resposta correta é porque esta ocorrendo fraude! O que cai no concurso deve ser guardado a 7 chaves para garantir a livre concorrência! Quem sabe o que cairá no concurso é um grupo limitados de pessoas que formam a comissão do concursos. São pessoas da própria receita federal e elas matem sigilo sobre as informações do próximo concurso. Fora essas pessoas, ninguém sabe (ou pelo menos não deveria saber) quais disciplinas cairão no próximo concurso.

Feito esse comentário inicial, penso eu que quem estuda para concurso de AFRFB deve focar no ultimo edital! Apenas após terminar as disciplinas do ultimo edital é que deve estudar Dir. Civil e Empresarial!

Como o estudo para a receita federal é de Longo Prazo (afinal são muitos assuntos cobrados) e o concurso ocorre a cada 2 anos em média, você terá tempo suficiente para estudar as disciplinas do ultimo edital e ainda as quatro disciplinas que ficaram de fora (Civil, Empresarial, Economia e AFO).
O motivo para também estudar essas quatro disciplinas são: Primeiro- Você terá tempo suficiente no PRÉ-EDITAL! Segundo - Não há tempo suficiente no PÓS-EDITAL para estudar essas quatro disciplinas e ainda revisar as outras matérias!

Já pensou você passar 2 anos estudando... Aí sai o edital e colocam essas quatro disciplinas na prova? Infelizmente os 2 anos de estudo ficarão ameaçados... Para não correr esse risco, faça isso: Primeiro estude as disciplinas cobradas no ultimo concurso e após acabar elas você inicia o estudo dessas quatro! Combinado?!


Você pode estar perguntando: E direito Penal?


Olhe... Não aconselho estudar Direito Penal no PRÉ-EDITAL! Direito Penal é um "universo" de assuntos para estudar. Se você nunca estudou direito penal, você não faz ideia de como nosso código penal é amplo... Como o direito penal é muito grande (só o Código Penal têm 361 artigos, sem contar as leis relacionadas) e os concursos em geral só cobram 40 artigos, ou um pouco mais, não vale a pena estudar Penal antes de sair o edital! Estudar Penal completamente é uma verdadeira perda de tempo, se deixar para estudar no PÓS-EDITAL você estudará apenas 10% do direito penal! Quando sair o edital você verifica quais são os "crimes" que cairão na prova e estuda só eles!


Concluindo

O estudo para Auditor da Receita Federal deve dividir as disciplinas em dois grupos. As principais, que são as do ultimo edital, e as secundárias, que são Dir. Civil, Empresarial, Economia e AFO. Primeiro termine o estudo da TEORIA das disciplinas do ultimo edital para só depois estudar a TEORIA das quatro disciplinas secundárias

Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:



Bons estudos!

Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

6 comentários:

  1. No ultimo concurso caiu sim Direito Previdenciário, colocaram junto com Tributário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já tinha comentado que D. Previenciario coi junto com D. Tributário.

      Excluir
  2. A parte de AFO está dentro de Administração Pública, conforme último edital:

    14. Orçamento público e os parâmetros da política fiscal. 15. Ciclo orçamentário.
    16. Orçamento e gestão das organizações do setor público; características básicas de sistemas orçamentários modernos:
    estrutura programática, econômica e organizacional para alocação de recursos (classificações orçamentárias);
    mensuração de desempenho e controle orçamentário.
    17. Elaboração, Gestão e Avaliação Anual do PPA.
    18. Modelo de gestão do PPA.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tópicos até são de AFO, mas também podem ser considerados Administração Pública ou ainda Economia e Finanças Públicas... AFO é muito mais amplo que isso.

      Excluir