sábado, 26 de março de 2016

Estudando por ciclos I


Ajudando amigos e familiares


Primeiro quero agradecer a grande quantidade de pessoas que tem acompanhado meu blog, é uma hora poder ajuda-los!

Segundo quero pedir um favor. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta" e é 100% gratuito! Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas, emprestando livros e materiais de estudo ou informando que algum concurso esta para sair. Ser egoísta não ajuda ninguém a passar em concurso, a aprovação em concurso depende única e exclusivamente do seu próprio esforço. Então peço que por favor faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook! Levei 8 horas só para fazer este post (fazendo o blog já devo ter gasto umas 50 horas) e só peço que você perca 1 ou 2 mim me ajudando a divulga-lo! Muito obrigado! Agora vamos começar...



1 - Introdução

Antes de ler esse post é importante que você já tenha lido pelo menos os seguintes posts:

Por onde começar
Estudando em sequencial não se esquece o que estudou?

Olá, como vão os estudos?

Creio que você já tenha lido os posts iniciais do blog e tenha percebido que estudar para concurso de alto nível não é fácil! São inúmeras dificuldades, sejam financeiras, sejam emocionais etc.

Falarei sobre estudos em Ciclos em dois posts. Nesse primeiro explicarei como funciona o estudo por ciclos, vantagens e desvantagens e quando estudar por ciclos, ou seja, esse Post é um post "teórico"! No próximo post (Estudando por ciclos II) farei um planejamento de estudos por ciclos para que vocês vejam como se planeja, ou seja, será um post mais "prático" e menos "teórico".

Já comentei em posts anteriores que boa parte das "técnicas de estudo" vendidas pela internet são "furadas". Elas só servem para você perder tempo e dinheiro. Infelizmente como concurso público é algo que gera muitas esperanças, algumas pessoas buscam explorar os concurseiros vendendo essas "técnicas para melhorar o rendimento". Lamento informar, mas essas técnicas não servem para nada. Ou seja, quando alguém fala que "determinada técnica fará você aprender mais rápido" é mentira! O que as VERDADEIRAS TÉCNICAS DE ESTUDO fazem é ajudar no planejamento do estudo e na diminuição do cansaço ao estudar. SÓ ISSO! Não caia em técnicas do tipo: "Aprimoramento Neural", ou "Aumentando a memória" etc.

Hoje vou falar de uma das poucas técnicas de estudo que realmente trazem algum efeito, a famosa técnica chamada ESTUDO POR CICLOS. Apesar de ser chamada de "técnica", nada mais é do que uma forma de estudar.

Se você for procurar na internet verá vários posts, artigos, reportagens etc. falando que estudar por ciclos melhora o aprendizado, pois é baseada em técnicas científicas neuras que auxiliam a formação de pontes de hidrogênio das sinapses do celebro garantindo um aprendizado mais duradouro... Tudo "besteira"... O estudo por ciclos tem duas utilidades, no estudo da TEORIA ele ajuda a diminuir o cansaço ao estudar pois torna o estudo mais dinâmico e menos repetitivo, já no estudo da HABILIDADE de resolver questões além de tornar o estudo menos monótono você revisa as disciplinas com mais frequência. É SÓ ISSO! Estudar por ciclos tem apenas essas duas utilidades e nada mais! Não tem nenhuma utilidade "mistica", "neural" etc...

OBS: Se você não sabe o que é estudo da TEORIA e estudo da HABILIDADE DE RESOLVER QUESTÕES, veja antes o post: 
Estudando em sequencial não se esquece o que estudou?

Apesar de serem duas utilidades, de certa forma simples, e que não aparentam serem tão "especiais", elas ajudam bastante no processo de estudo para concurso de alto nível, pois tornar o estudo menos "chato" aumentando as chances de você não largar o estudo pela metade... Ou seja, se você não tem lá a "maior dedicação do mundo" para estudar e não esta conseguindo manter longas horas de estudo, o estudo por ciclos durante o estudo da TEORIA pode ajudar muito você! Já se você é alguém mais focado e determinado, o estudo por ciclos na fase da TEORIA não servirá de nada e ainda poderá diminuir a qualidade do seu estudo.


2- As duas formas de se estudar

Estudar pode ser feito de duas formas. Uma é estudando cada disciplina isoladamente. Essa forma de estudo eu chamo de SEQUENCIAL, pois você estuda na sequencia, ou seja, primeiro você estuda uma disciplina do começo ao fim antes de passar para a próxima.

Já a outra forma de estudo, que é a que trataremos nesse post, é a forma por ciclos. Nessa forma você não estuda completamente uma disciplina antes de passar para próxima, no estudo por ciclos você estuda um determinada período cada disciplina. Por exemplo, você estuda 1 hora de Constitucional, depois 1 hora de contabilidade e depois 1 hora de português, terminando o ciclo você reinicia, voltando a estudar 1 hora de constitucional e depois mais uma de contabilidade e assim por diante...

2.1 - Por que o estudo por ciclos não é exatamente a melhor técnica de estudo da TEORIA?


A grande maioria dos orientadores de concurseiros (mais conhecidos como coaching de concursos) mistificam demais o estudo por ciclos e como eu disse no inicio desse post não é bem assim!

O estudo por ciclos tem duas vantagens: no estudo da TEORIA torna o estudo menos "chato"; e no estudo da HABILIDADE de resolver questões, que é quando você precisa revisar várias disciplinas, facilita muito o processo de revisão. Ele também apresenta duas desvantagens: na fase da TEORIA você corre o risco de não aprender corretamente a LÓGICA da disciplina e ter de voltar a estudar a LÓGICA novamente; e a segunda desvantagem é a sensação de que "o estudo não esta avançando" pois você demora meses para terminar uma disciplina, o que pode ser bem desmotivador.

Sendo assim, no estudo da TEORIA estudar por ciclos é mais adequado para algumas pessoas e não é adequado para outras. Na fase da TEORIA estudar por ciclos não é sempre a melhor forma de estudo, ela pode ou não ser a melhor forma de estudo para você! Porém na fase da HABILIDADE de resolver questões o estudo por ciclos é IMBATÍVEL!

Como já fiz um post inteiro falando apenas sobre a comparação do estudo por ciclos e o estudo sequencial não vou repetir tudo aqui... Segue o link do post que fala sobre esse ponto:

Mas de forma resumida é o seguinte:

No estudo da TEORIA:

Por ciclos -> É mais indicado para quem tem dificuldade em passar longos períodos de tempo estudando apenas uma disciplina.

Sequencial -> É indicado para quem consegue passar longos períodos de tempo estudando a mesma disciplina.

No estudo da HABILIDADE:

Por ciclos -> É a melhor técnica para revisar os assuntos. Atrelar o estudo por ciclos com a resolução de questões de concursos é sem dúvidas a chave para a aprovação no estudo da HABILIDADE de resolver exercícios!

Sequencial -> No pós edital você só estuda de forma sequencial caso caia no concurso alguma disciplina que você ainda não estudou. Terminando de estudar essas disciplinas que você ainda não havia estudado a TEORIA você parte para o estudo por ciclos para ficar revisando o conteúdo até o dia da prova.

2.2 - Estudar todas as disciplinas de uma vez ou apenas algumas?


A maioria dos coachings de concurso dizem para você estudar TODAS as disciplinas de uma vez, fazendo MEGA CICLOS de estudo, que as vezes incluem mais de 10 disciplinas! Isso tudo independente se esta no estudo da TEORIA ou já esta na fase do estudo da HABILIDADE de resolver questões! Eu acho isso "burrice", pois várias disciplinas são pré-requisito para outras no estudo da TEORIA. Por exemplo em direito tributário, como que alguém vai realmente entender as "limitações constitucionais ao poder de tributar do estado" sem antes entender a "alma" da nossa constituição? Lamentavelmente o concurseiro irá estudar direito tributário achando que esta entendendo corretamente o assunto, mas na prática ele esta apenas DECORANDO o que diz o CTN e a Constituição e não entendendo a LÓGICA. Como o estudo da TEORIA é aprender a LÓGICA e não decorar as leis, é bem provável que o concurseiro tenha no futuro de voltar a estudar Direito Tributário para realmente entender a LÓGICA de alguns assuntos. Esse é só um exemplo, mas várias disciplinas são "pré-requisito" de outras. Sem contar que estudando por MEGA CICLOS o custo financeiro de adquirir todos os livros, aulas etc. é bastante elevado e caso você desista de estudar para concurso ou decida mudar de área do concurso que pretende prestar acabará perdendo uma boa grana!

A minha forma de estudar por ciclos é um pouco diferente e creio que seja a ideal! Não aconselho estudar TODAS as disciplinas de uma só vez na fase da TEORIA, fazendo MEGA CICLOS. Minha ideia é estudar em MINI CICLOS. Crie FASES de estudo, nessas FASES de estudo você estudará algumas disciplinas (não todas as que cairão no concurso). Terminando essas disciplinas você inicia uma nova fase, estudando outras disciplinas e assim por diante até você terminar de estudar toda a TEORIA de todas as disciplinas. Vou dar um exemplo para ficar mais fácil entender.

Imagine que você esteja estudando para Auditor de Tributos Estadual (ICMS). O ideal seria você criar 6 Fases (ou mini ciclos) durante o período de estudo da TEORIA:

1- Primeiro fase:
Disciplina 1 = Constitucional
Disciplina 2 = Contabilidade
Disciplina 3 = Português

2- Segunda fase:
Disciplina 1 = Administrativo
Disciplina 2 = Tributário
Disciplina 3 = Economia e finanças

3- Terceira fase:
Disciplina 1 = Legislação tributária
Disciplina 2 = Auditoria
Disciplina 3 = Mat. Financeira

4- Quarta fase (aqui a pessoa já começa a dividir o tempo entre TEORIA e questões no site tecconcursos):
Disciplina 1 = Empresarial
Disciplina 2 = Estatística Descritiva
Disciplina 3 = Questões no TECconcursos

5- Quinta fase:
Disciplina 1 = Cont. de custos
Disciplina 2 = Questões no TECconcursos ou Qconcursos

6- Sexta fase
Disciplina 1 = Civil (não tudo, apenas o que cai com frequência em concurso de fiscal de tributos)
Disciplina 2 = Questões Tecconcurso ou Qconcursos

7- Sexta fase
Disciplina 1 = Questões Tecconcurso ou Qconcursos

Obs: As fases 1, 2 e 3 são de estudo da TEORIA. As fases 4, 5 e 6 são um hibrido entre estudo da TEORIA e estudo da HABILIDADE de resolver questões. Já a fase 7 é uma fase apenas de estudar a HABILIDADE de resolver questões

No exemplo acima você só estudará Dir. Administrativo e Dir. Tributário depois de ter aprendido Dir. Constitucional. Só aprenderá Auditoria depois de ter aprendido Contabilidade e assim por diante. Desse jeito você não corre o risco de estudar uma disciplina e "achar" que entendeu a TEORIA sem na verdade ter entendido ela pois faltava estudar algumas disciplinas anteriormente. E ainda tem a vantagem de caso você decida mudar de área do concurso você não terá comprado todos os livros/aula/pdf evitando assim desperdiçar bastante dinheiro.

Esse exemplo é focado no concurso para ICMS ou ISS, mas se seu concurso for diferente só é necessário alterar as disciplinas, tomando sempre o cuidado para não deixar de estudar uma disciplina que seja pré-requisito de outra.



2.3 - E como saber quais disciplinas são pré-requisito?


Isso você só saberá conversando com outros concurseiros, professores etc. Um lugar bom para tirar esse tipo de dúvidas é o Forum Concurseiro. Lá o pessoa pode ajudar você a saber quais disciplinas estudar primeiro.

2.4 - Risco de não entender a TEORIA estudando por MEGA CICLOS

Estudando por MEGA CICLOS você além de correr o risco de não aprender corretamente algum assunto por não ter estudado a disciplina que era pré-requisito, você corre o risco de não entender a TEORIA direito por demorar muito para estudar uma disciplina.

Essa demora ocorre porque no estudo por MEGA CICLOS você demorará entre 6 meses e 2 anos para estudar completamente uma disciplina e como os capítulos de um mesmo livro são interligados é bem capaz de quando você estiver estudando, por exemplo, o capítulo 12 de uma disciplina, você já não lembre mais o que estudou nos capítulos anteriores e acabe não entendendo corretamente o capítulo 12, afinal é provável que o capítulo 12 dependa dos conhecimentos adquiridos nos capítulos 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 do livro.

Não entender corretamente um capítulo de um livro por ter esquecido detalhes dos capítulos anteriores pode ser um baita "tiro no pé", pois é possível que lá na frente, quando você já estiver estudando a HABILIDADE de resolver questões você perceba que não entendeu direito algum assunto e tenha de estudar a TEORIA novamente. Ou seja, MEGA CICLOS são perigosos, já que ninguém quer perder tempo tendo de estudar novamente a TEORIA de alguma disciplina por não ter entendido direito, não é verdade?

O ponto que quero chegar nesse item é: NÃO ESTUDE POR MEGA CICLOS! O estudo por ciclos ideal é estudando em ciclos de 3 disciplinas! Pois assim você minimiza o risco de achar que aprendeu corretamente determinados assuntos, mas na prática você não aprendeu e no futuro terá de estudar a TEORIA novamente...

Só quero fazer uma observação: Isso que falei nesse tópico é referente a fase de estudo da TEORIA. Na fase de estudo da HABILIDADE de resolver questões você deve estudar sim por MEGA CICLOS, pois aqui a ideia já é outra, você não precisa mais entender a LÓGICA por traz de determinada disciplina, você na fase do estudo da HABILIDADE quer revisar todas as disciplinas várias e várias vezes para decorar os detalhes e não mais aprender a lógica! Então na fase do estudo da HABILIDADE estude TODAS AS DISCIPLINAS DE UMA VEZ, FAZENDO MEGA CICLOS!

Resumindo:

Estudo da TEORIA:
Estudar por mini ciclos, colocando no ciclo apenas 3 disciplinas por vez.

Estudo da HABILIDADE de resolver questões:
Estude por mega ciclos, colocando no ciclo todas as disciplinas que cairão no concurso.




Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. COMO VC SEPARARIA ESSAS DISCIPLINAS, DE ACORDO COM ESSE TEXTO?EU COLOQUEI DA SEGUINTE FORMA, O QUE ACHA?


    CICLO 1
    1-Direito Administrativo
    2-Direito Constitucional

    CICLO 2
    3-Direito Penal
    4-Direito Processual Penal
    5-Legislação Penal e Processual Penal Especial

    CICLO 3
    6-Direito Civil
    7-Direito Processual Civil
    8-Direito Tributário

    CICLO 4
    9-Direito Previdenciário
    10-Direito Empresarial
    11-Direito Ambiental

    CICLO 5
    12-Criminologia
    13-Direitos Humanos
    14-Medicina Legal

    ResponderExcluir
  3. ola bom dia! como coloco em ciclos as materias que cai no TJPE?

    ResponderExcluir