sexta-feira, 11 de março de 2016

Estude teoria apenas uma vez!

Neste post vou falar sobre o erro principal dos estudantes de concursos: Estudar teoria mais de uma vez!

Não se deve estudar teoria mais de uma vez! É uma completa perda de tempo!
A maioria das pessoas que estão a 2 anos ou mais estudando para concursos e não estão obtendo sucesso é por causa desse erro. Elas ficam lendo e relendo livros, aulas e PDFs... Infelizmente isso é nada mais nada menos que perder tempo (e muitas vezes dinheiro)

Dois erros se destacam nestas pessoas:

Fazer resumos e Estudar teoria mais de uma vez ao invés de priorizar resolver questões!


Erro 1 - Fazer resumos!


Perde-se muito tempo fazendo resumos, só se deve fazer resumos se estiver com dificuldades de entender algum assunto.
Eu fiz uns 3 ou 4 resumos durante meu período de estudo antes da aprovação. Eles foram em assuntos que tinham muita informação entrelaçada e eu não estava entendendo. Por exemplo nos casos de Licitação Dispensável e Inexigível. Não entrava na minha cabeça quais eram dispensáveis e quais eram inexigíveis. Fiz um resumo para poder visualizar melhor, depois do resumo consegui entender que inexigível é quando é impossível fazer licitação e dispensável quando é possível, mas não obrigatório!
OBS: Nunca mais reli esse resumo, fiz apenas para entender o assunto.


Erro 2 - Estudar teoria mais de uma vez ao invés de fazer questões


Penso que estudar para concurso é como andar de bicicleta! Você só precisa aprender a andar de bicicleta uma vez. Por analogia você só precisa aprender a teoria uma vez.
Depois que você aprende a andar de bicicleta você precisa treinar para ficar mais habilidoso (por analogia o treino é fazer questões).

Mesmo que você passe 10 anos sem andar de bicicleta você mesmo assim não precisa APRENDER a andar de bicicleta novamente, você precisa TREINAR para voltar a ficar habilidoso!
O mesmo vale para o aprendizado das disciplinas! Se você passar 1 ano sem rever a disciplina você não precisa estudar a teoria dela novamente, o que você precisa é treinar para voltar a ficar habilidoso!

Quem não entender que o que faz a pessoa passar em concursos é fazer QUESTÕES não passará em concurso! Pode ser um estudante de curto prazo, que só estude, ou pode ser quem estude e trabalhe e foque no longo prazo. Se não entender que a HABILIDADE vem com a resolução de questões, pode estudar 6 meses, 1 anos, 2 anos, 10 anos que não passará em concurso de alto nível!

Vou dar um exemplo de uma disciplina.
Imagine que você esteja estudando a TEORIA (seja num livro, PDF ou Aula) em direito constitucional.
Nessa época você vai entender a LÓGICA da coisa. Que a constituição defende os direitos individuais de forma exagerada... O porque da separação dos poderes... O porque da separação das atribuições entre federal, estadual e municipal etc... Quando você estuda a teoria você entende a lógica por trás da disciplina!

A lógica do assunto você não precisa aprender mais de uma vez, esse é o conhecimento que digo que é análogo a aprender a andar de bicicleta! Você só precisa aprender como freia uma bicicleta uma vez... Que o equilíbrio para andar de bicicleta esta em não ficar parado etc... Essa é a lógica! A lógica (que chamo de TEORIA) só precisa ser aprendida uma vez!

Depois de aprender a TEORIA do direito constitucional você precisa decorar as minúcias da constituição. Aí que entra a prática (fazer questões)! Fazendo questões você decorará quais são os direitos fundamentais que estão descritos na constituição... Quais as atribuições federais, estaduais e municipais para legislar etc.
Na analogia com a bicicleta seria você aprender qual a força que tem que usar no freio... Qual a velocidade que precisa andar na bicicleta para manter o equilíbrio etc...

Não sei se deu para entender! Mas TEORIA só se aprende uma vez! Depois é fazer questões... Vejo que boa parte dos concurseiros não aceita isso! Mas é a verdade! Quem não faz questões exaustivamente jamais passará em um concurso de alto nível! Isso é fato!




Primeira Etapa: Como estudar TEORIA (conhecimento de longo prazo)


Espero que tenha ficado claro que existem dois conhecimentos, um de longo prazo (que é a LÓGICA do assunto, o que no mundo concurseiro chamamos de TEORIA) e outro de curto prazo (que é decorar as minucias das leis, doutrinas, jurisprudências etc. no mundo concurseiro chamamos de HABILIDADE de resolver questões de concurso).

O primeiro (o de longo prazo) só se adquire uma vez, e para isso é necessário estudar por um livro para concurso, ou por um PDF ou assistindo uma aula.

Este estudo da TEORIA é dividido em duas etapas. A primeira é LER ou ASSISTIR a aula e a segunda é resolver as questões do LIVRO ou AULA.
Quando você LÊ ou ASSISTE a uma aula você receberá o conhecimento. Mas existe um problema nisso, o que garante que você entendeu corretamente o que foi ensinado? É aí que entra a segunda etapa do estudo da TEORIA, que é resolver as questões do LIVRO ou PDF.

Resolvendo as questões propostas pelo professor (seja no livro ou no PDF) você verificará se entendeu corretamente o que foi vista na aula/Livro. Se você errar você volta para a aula/Capítulo e reler até entender... Estes exercícios são comumente chamados de EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO.

Estas duas etapas fazem parte do estudo da TEORIA. Você deve fazer isso capítulo a capítulo. Por exemplo, você acabou de estudar PRONOMES em Português. Agora você fará as questões propostas pelo Livro/PDF relacionadas exclusivamente a PRONOMES! Quando você terminar as questões e verificar o que errou, você avança para o próximo assunto (que pode ser por exemplo VERBOS).

Apenas após você estudar todos os assuntos relacionados a disciplina e resolver todos os exercícios de fixação propostos pelo professor/Livro é que você terminará de estudar a TEORIA.

Fique feliz pois a primeira etapa para passar no concurso você já terminou. E não precisará voltar a estudar a teoria em momento algum! A única exceção é você perceber depois que realmente não aprendeu nada do assunto, aí sim você terá de revê-lo, mas mesmo assim você só irá rever o assunto que não entendeu e não o livro todo!

Segunda Etapa: Como treinar resolver questões (conhecimento de curto prazo)


O treinamento para resolver questões é bastante óbvio! Da mesmo forma que na analogia feita acima, você só será um bom ciclista se andar de bicicleta. O mesmo vale para concursos, você só saberá responder questões de concurso se você exaustivamente resolver questões de concurso!

Quando falo exaustivamente, quero dizer no sentido literal da palavra. Você passará a maior parte do seu tempo de estudo resolvendo questões de outros concursos. Esse é o grande segredo para passar em concursos! Volto a afirmar, quem não entende que o segredo para passar em concursos é resolver milhares de exercícios jamais passará em um concurso de alto nível! Isso é um FATO!

Nesta etapa do seu estudo você não resolverá mais as questões propostas no LIVRO/PDF que você estudou a teoria. Você estudará usando uma ferramente exclusiva para resolução de questões, onde será disponibilizadas milhares de questões, separadas por assunto, concurso, banca de concurso, ano etc.

Existem três sites para resolução de questões: Tecconcursos, Qconcursos e Mapa da Prova. O melhor para concursos da área fiscal é sem dúvidas o Tecconcursos!
Eu farei um post falando exclusivamente como estudar pelo tecconcursos. Mas por hora saiba que a segunda etapa do seu estudo será passar horas e mais horas resolvendo questões neste site!

Não é necessário fazer revisões e nem voltar a estudar a teoria justamente por causa do Tecconcursos. As questões são comentadas por professores profissionais que alem de darem a resposta das questões apresentam sempre um pequeno resumo do assunto cobrado na questão. Ou seja, você não perde o tempo de identificar onde esta a resposta para a questão que você errou. Ou ainda caso você tenha acertado a questão e mesmo assim tiver alguma dúvida você pode ver o pequeno resumo feito pelo professor e dá uma pequena revisada no assunto. É uma excelente ferramenta de estudo!

Em outro post falarei mais sobre como estudar usando o Tecconcursos.



Concluindo


Espero que tenha sido claro o suficiente de porque não se deve estudar teoria mais de uma vez! Se não ficou claro, peço que releia o texto! Se mesmo assim você não tiver convencido, peço que simplesmente aceite! Não tem outra forma de passar em concursos a não ser: Estudando a teoria uma única vez e depois fazendo milhares de questões.

É parecido com emagrecer. Você pode comer farinha de linhaça, tomar aquele shake para emagrecer, ou até mesmo tomar remédio... Nada disso fará você emagrecer. Você só emagrecerá se gastar mais caloria do que consome, então só resta comer menos e fazer exercícios físicos! Para concurso é a mesma coisa, você pode fazer uso de diversas técnicas e ferramentas de estudo, mas o que fará você realmente passar no concurso é resolver questões! Espero ter convencido vocês!


Ajudando outros concurseiros


Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:





Bons estudos!

Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas dicas, muito interessantes!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou de fazer comentários, mais sinceramente, Deus mandou eu ler esse blog, estou estudando para receita, e estava fazendo resumo mais achando que é perda de tempo, porque não tenho paciência para reler um monte de resumo de um monte de matéria, é se perde tempo demais. Ai leio esse blog. Nossa maravilhoso, isso mesmo que eu vou fazer. mais gostaria se saber o que você acha? eu leio a apostila uma vez sem grifar, depois leio mais uma vez grifando, após isso vou para as questões, e faço resumo apenas do que vejo que errei mais de uma vez. acha que esse método é bom?

    ResponderExcluir
  4. Como vc escolheu o concurso, ja vinha estudando todas as materias?

    ResponderExcluir