terça-feira, 22 de março de 2016

Fazendo exercícios essa é a técnica MASTER I

Olá pessoal!

Hoje vou explicar como se faz a segunda etapa do estudo!
Só relembrando as etapas:

Primeira - Estudo da TEORIA (Seja por Livro/PDF/Aula)
Segunda - Fazer exercícios de concursos anteriores (TREINAMENTO)



O que é esse treinamento?


Se você já leu os outros posts deste BLOG terá percebido que comparo muito o estudo para concurso com andar de bicicleta. O estudo da TEORIA é você aprender a andar de bicicleta, já o TREINAMENTO faz você ficar mais habilidoso para andar de bicicleta cada vez melhor!

No concurso vale a mesma coisa, primeiro você estuda a TEORIA por Livros/PDF/Aula e resolve os exercícios de fixação propostos pelo Livro/PDF/Aula.

Após Terminar a TEORIA você parte para o TREINAMENTO que é nada mais nada menos que resolver questões de concursos anteriores exaustivamente!

Antes de ler esse post é bom que você entenda direitinho as duas etapas de estudo. Abaixo estão os dois posts que explico essas duas etapas. É importante ter lido esses dois posts antes de ler esse post atual!
Nestes dois posts explico bastante essas duas etapas de estudo, TEORIA e TREINAMENTO!

No post atual vou explicar passo a passo como fazer um TREINAMENTO usando o site TECCONCURSOS! Vamos lá!



Cadernos de questões (FILTROS)


No Tecconcursos você cria cadernos de questões. Caderno de questões nada mais é que um grupo de questões que você selecionou através de FILTROS para resolver! O TECCONCURSO fornece diversos tipos de filtros, mas nos não trabalharemos com todos os filtros, trabalharemos apenas com esses:

- Disciplina
Aqui você seleciona a disciplina do caderno. Cada caderno deve ter apenas uma disciplina (Civil, Penal, Português etc.)

- Banca
Caso já tenha saído o edital do concurso você seleciona apenas a banca que fará o concurso. Se está estudando no pré-edital você seleciona as principais bancas que fazem o concurso que você pretende prestar (No caso de Auditor Tributário são: FCC, ESAF e UFG

- Área do concurso
Nesse filtro você escolherá a área do concurso. Isso é importante pois as bancas não fazem apenas concursos da área que você pretende prestar e para cada área as bancas tendem a exigir conhecimentos diferentes. 
Isso é importante principalmente em disciplinas que são mais generalistas, como Dir. Constitucional, Direito Civil etc.
Por exemplo, em Direito Civil para concursos FISCAIS é muito comum se cobrar bastante direito de propriedade e cobrar pouco direito de família. Já para concurso JUDICIÁRIO é comum as bancas cobrarem TUDO de Direito Civil... Então selecionando a área do concurso que você prestará você fará questões mais direcionadas para o que a banca gosta de perguntar nos concursos da sua área!

- Ano
Ano é importante pois alguns concursos tem questões desde o século passado e obviamente as bancas evoluem e buscam cobrar novos assuntos nos concursos. Esse filtro você só usará para "especializar" mais seu caderno, ou seja, se seu caderno tem poucas questões (menos de 300) você não precisa escolher nenhum filtro de ano, pois poderá diminuir ainda mais a quantidade de questões. Já se seu caderno tem muitas questões (mais de 7000) é bom você selecionar apenas as questões dos últimos 10 anos.

- Apenas questões com comentário
Esse filtro SEMPRE deve estar ativado! Você só fará questões que ainda não tem comentários se já estiver cansado de resolver as que tem comentário. Então nos seus cadernos SEMPRE coloque apenas questões comentadas!

- Remover questões que acertei
Quando você estiver resolvendo os cadernos tipo 1 e 2 você não seleciona esse filtro! Esse filtro é usado apenas para criar o caderno tipo 3 (Errei), os cadernos serão explicados a seguir.

- Nível do concurso
Esse filtro é usado caso existam muitas questões da disciplina que você esta estudando. É parecido com o filtro ano, só se usa ele quando se tem muitas questões (caso seu caderno tenha mais de 700 questões). Você usa esse filtro para buscar questões de nível parecido com o que você verá no concurso. Afinal você esta treinando, então deve treinar sempre no nível parecido ao que vai encontrar ou em um nível superior!

Se seu concurso for para nível fundamental. Você deve sempre selecionar questões de nível FUNDAMENTO E MÉDIO
Se seu concurso for para nível médio. Você deve selecionar questões de nível MÉDIO E SUPERIOR
Se seu concurso for para nível superior. Você deve selecionar questões de nível SUPERIOR.

Só lembrando que você só usará esse filtro se seu caderno tiver mais de 700 questões! Com menos de 700 questões esse filtro pode acabar diminuindo bastante o número de questões, tornando o caderno pouco abrangente!

- Remover anuladas
Esse filtro deve sempre estar marcado! Não vale a pena perder tempo estudando questões anuladas...

- Remover Verdadeiros e Falso ou Remover multipla escolha
Caso a banca que fará o concurso adote questões de multipla escolha você deve remover as questões de Verdadeiro e Falso. Já se sua banca gosta de fazer questões de verdadeiro e falso você deve remover as questões de multipla escolha! Isso é importante pois é diferente o jeito de se resolver esses dois tipos de questões. Você começará a criar "macetes" para resolver as questões, por exemplo: "Nas questões de multipla escolha você não procura a certa, você descarta as que estão erradas!" Esses macetes só são "pegos" com a resolução de muitas questões e para isso é bom você se especializar no tipo de questão que cairá no seu concurso!

Caso seu caderno de questões fique com poucas questões (menos de 300) você não seleciona esse filtro.

Agora que vimos os filtros vamos ver os tipos de cadernos de questões que faremos! Com esses filtros nos conseguimos fazer todos os cadernos de questões que precisamos. Os outros filtros não serão utilizados...

O estudo se baseia em três tipos de cadernos diferentes. Que são:
- Caderno Geral
- Caderno Revisão
- Caderno Errei


Caderno Geral


Esse caderno é o seu ponto de partida! Você irá criar um caderno para cada disciplina que estiver estudando. Por exemplo:

"GERAL-TRIBUTÁRIO"
"GERAL-CIVIL"
"GERAL-PORTUGUÊS"

Nesse caderno você resolve todas as questões! Os filtros básicos para esse caderno são:
- Disciplina;
- Banca;
- Nível do concurso;
-Apenas questões com comentários;
- Remover anuladas;

O ideal é que esse caderno tenha entre 300 e 700 questões. Caso seu caderno tenha menos de 300 questões, talvez seja interessante você remover o filtro BANCA e NÍVEL DO CONCURSO.

Já caso o caderno contenha mais de 700 questões você deve adicionar os filtros avançados (ÁREA e ANO)

Vale fazer uma observação! Na DISCIPLINA você tanto pode escolher uma disciplina inteira como pode selecionar os assuntos. Se você esta no estudo PRÉ-EDITAL você seleciona a disciplina inteira! Já se esta no estudo PÓS-EDITAL você seleciona apenas os assuntos que cairão no concurso! Para concurso FISCAL isso é pouco relevante, pois é comum as bancas cobrarem todos os assuntos da disciplina... Mas em especial as disciplinas PENAL, CIVIL, ECONOMIA e FINANÇAS PÚBLICAS e EMPRESARIAL é bom você verificar o que a banca cobrará no concurso, pois é bem comum elas não cobrarem todos os assuntos dessas disciplinas!

No caderno GERAL você quando for avançar para a próxima questão use o botão ALEATÓRIO! Isso é imporante pois a ideia do estudo no caderno GERAL é revisar a disciplina inteira diversas vezes!

Caderno Revisão


Sempre que você resolver 100 questões do caderno GERAL você irá criar um caderno revisão para a disciplina!

No caderno revisão você fará apenas com os assuntos que você mais tem tido dificuldade. Por exemplo, imagine que você esteja estudando Direito Civil. Depois de resolver 100 questões do caderno GERAL você percebe que os assuntos que você mais tem dificuldade são POSSE, SUCESSÃO e BENS. Então você criará um caderno:
"REVISÃO-CIVIL-POSSE-SUCESSÃO-BENS

Nesse caderno você adiciona no máximo 10 a 15 questões por assunto. Claro que assuntos muito grandes você adiciona um pouco mais de questões e assuntos muito pequenos você adiciona menos questões. Mas o valor de 10 a 15 questões por assunto é o ideal!

Você não precisa exatamente criar um caderno com o número de questões. Você pode criar um caderno com 100 questões, mas só resolverá 10 a 15 questões por cada assunto! Falo isso porque o TECCONCURSOS não permite você escolher quantas questões por assunto terá o caderno.

Após resolver a quantidade de questões desejada no caderno REVISÃO você volta para o caderno GERAL. Depois de resolver mais 100 questões do caderno GERAL você cria um novo caderno REVISÃO e assim por diante até concluir o caderno GERAL.

OBS: Algumas vezes mesmo após resolver as 10 a 15 questões de cada disciplina do caderno REVISÃO a pessoa ainda sentirá que não esta entendendo bem o assunto. Nesse caso você deve voltar a estudar a TEORIA, mas apenas do assunto que você está com dificuldades. Esse é o único momento que você volta a estudar TEORIA.

A sequência seria assim:

Resolve 100 questões do caderno GERAL
Cria caderno REVISÃO com os assuntos que mais esta tendo dificuldades
Resolver 10 a 15 questões de cada assunto que esta tendo mais dificuldades
Caso "sinta" que ainda esta muito mal em algum assunto, você revisa a TEORIA do assunto (por um LIVRO/PDF/AULA)
Caso "sinta" que não esta assim tão mal no assunto você volta para o caderno geral!

Os FILTROS do caderno REVISÃO são iguais ao do caderno GERAL que você esta estudando!

No caderno REVISÃO você avança as questões usando o botão PRÓXIMA QUESTÃO, pois você pretende resolver apenas 10 a 15 questões de cada assunto e se usar o botão ALEATÓRIO você acabará resolvendo mais questões de um assunto do que de outro!

Caderno ERREI


Esse caderno você cria após concluir o caderno GERAL da disciplina que esta estudando!
Você cria ele com os mesmos filtros do caderno GERAL porém adiciona o filtro REMOVER AS QUESTÕES QUE ACERTEI.

Esse caderno você NÃO responderá todas as questões. Isso se dá porque você perceberá que geralmente você erra as mesmas coisas... Sendo assim esse caderno é muito REPETITIVO! O que torna desnecessário resolver todas as questões que estão nele!

A ideia aqui é dar uma revisão geral nas questões que você costuma errar! Vou repetir: NÃO PRECISA RESOLVER TODAS AS QUESTÕES DESSE CADERNO! Resolva as questões até você sentir que esta "repetitivo".

Por exemplo, depois de terminar o caderno GERAL você cria o caderno ERREI e esse caderno fica com 40 questões... Você perceberá que dessas 40 questões umas 20 são bem parecidas, isso é normal, pois geralmente erramos as mesmas coisas... Então após você resolver umas 8 questões dessas 20 você perceberá que já entendeu bem o assunto. Nesse momento você para de resolver o caderno ERREI e cria um novo caderno GERAL e inicia a sequência GERAL->REVISÃO->ERREI

Nesse caderno você usa o botão ALEATÓRIO para passar as questões, pois a ideia é dar uma revisada geral no que você costuma errar!


Algumas observações:


- Como já dito acima, alguns filtros só são utilizados quando seu caderno contiver muitas questões (mais de 700);
- Se seu caderno contiver menos de 300 questões você deve avaliar se vale a pena retirar os filtros BANCA e NÍVEL;
- No estudo PÓS-EDITAL é importante selecionar apenas as questões da banca que realizará o concurso;
- No estudo PRÉ-EDITAL você adiciona as principais bancas que fazem o concurso que você esta querendo passar. Afinal você ainda não sabe qual será a banca;
- As áreas FISCAL e CONTROLE são relativamente parecidas, então se existirem poucas questões da área FISCAL você pode adicionar questões da área CONTROLE para aumentar o número de questões do caderno
- O caderno REVISÃO é feito com 2 a 6 assuntos apenas. Pois a ideia é você dar um "intensivo" nos assuntos que mais tem errado e não em todos os assuntos!
- Não imprima os cadernos! Responda as questões no próprio site do Tecconcursos, pois o site faz um acompanhamento (Evolução) do que você esta acertando e errando e te informará a sua taxa de acerto! Mais adiante neste post eu falo sobre o acompanhamento da taxa de acertos. Portanto NADA DE IMPRIMIR OS CADERNOS DE QUESTÕES! Sem contar que ficar imprimindo coisas custa caro e ainda mata plantinhas...

Fazendo exercícios essa é a técnica MASTER II (CONTINUAÇÃO)


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14 comentários:

  1. Olá Luiz, já sou funcionário público e já fui aprovados em alguns concursos da área policial e área administrativa, desde o ano passado eu resolvi estudar para área Fiscal, com 6 meses de estudo fiz meu primeiro concurso da área fiscal, o ISS Niterói, não fui aprovado e percebi que concurso da área fiscal exige mais do candidato, descansei uma semana depois da prova e já voltei os estudos. Gostei muito desse seu blog, vou tentar aplicar essas dicas na minha rotina de estudos. Abraço.

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    1. Renato, tudo bom?

      Concursos fiscais geralmente são bastante concorridos mesmo, mas é devido ao salário e a diversidade de cursos superiores que podem fazer concurso para área fiscal (geralmente qualquer curso superior serve).

      Espero que o blog ajude você nessa difícil luta!

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  2. Ótima Dica Luiz! Valew pela disposição em contribuir!!!

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  3. Olá Luiz! Obrigada pelas dicas! Faço parecido c o q vc explicou, só não uso os 2 cadernos de revisão e errei. Vou seguir suas dicas! Fiquei em dúvida sobre o índice de acerto, lá no tec, eu olho em desempenho? Ex: 78% acerto e 22% de erro. Para o cespe (C/E) eu consideraria líquido? Ou o próprio site já fez essa margem?

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    1. Renata,

      Adicionei a resposta para sua pergunta relacionado a "taxa de acertos" no próprio texto!
      Em relação a taxa de acertos para CESPE eu não sou o melhor para te responder, pois eu não resolvia questões de Verdadeiro ou Falso então não sei bem qual a taxa de acertos no Tecconcursos dos que são aprovados para Auditor Tributário que faz CESPE

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  4. Queria saber qual critério vc usava para o caderno de Revisão,ex:questões com 50% de acertos ou menos

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    1. Diego, isso depende!

      Eu não fazia baseado em um % fixo. Eu via qual os assuntos que estava errando mais. Isso porque tem disciplina que sua taxa de acerto médio será de 90% e tem disciplina que sua taxa de acerto média será de 70%...

      Por exemplo, suponha que a minha taxa de acerto em determinada disciplina seja por volta de 80%, mas em 4 assuntos eu estou com taxa de acerto entre 40% e 60%. Esses 4 assuntos seriam os que eu faria o caderno revisão.

      Alem do critério de taxa de acerto, algumas vezes eu adicionava ao caderno de REVISÃO um ou outro assunto que eu "sentia" que estava fraco.

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  5. Como fez para estudar economia? Acho uma matéria muito ruim de assimilar.

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    1. Opa Renato, tudo tranquilo?

      Rapaz, é questão de gosto. Eu adoro economia hehehehe
      Já estudar direito foi um sacrifício monumental!

      Eu estudei pelo curso em PDF do Herbert Carvalho no site Estratégia. O cara é bom!

      Estudei pelo curso regular. Quando saiu o edital eu só fiz complementar o estudo dos assuntos que não tinha estudado.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Tudo bem, Luiz,
    Muito show essa sua técnica. Só não entendi uma coisa: quando terminar a sequência geral > revisão > errei (que teriam em torno de 700 questões, por exemplo), você diz para criar um novo caderno geral. Este novo caderno geral seria igual ao primeiro? Pois se usar os mesmos filtros, o novo caderno vai ficar igual, ou seja, com as mesmas 700 questões.

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  8. Boa noite. É necessário estudar TODA a teoria antes de partir para as questões?

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  9. Bom dia Luiz. Amei seu blog :) Já virei sua fã rsrs Estou com uma dúvida, pois nos livros que estudo sempre tem questões ao final de cada capitulo, vc acha interessante responde-las logo ou só depois de terminar o livro? Obrigada

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  10. Qual o filtro por área você utilizava Luiz? Fiscal e gestão e Controle apenas?

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