quarta-feira, 16 de março de 2016

Por onde começar? PARTE I

Você pensou, refletiu, filosofou, ponderou........ e chegou a conclusão que quer ser servidor público! Ótimo, bem vindo a um mundo onde milhares de pessoas como você sonham em conseguir uma vaga no serviço público!

Não sei se você já percebeu, mas passar em concurso público é algo difícil e envolve uma preparação toda especial! O mundo do concurso público esta a cada dia mais complexo e exige alem de dedicação uma estratégia de estudo.

Outra coisa que você já deve ter percebido é que existem MILHARES de cursos, cursinhos, gurus, coaching para concurso, livros, palestras etc. A industria do concurso público é muito rentável e existem milhares de pessoas que buscam tirar proveito dela! Não que isso seja necessariamente ruim, mas é importante saber separar o que realmente é útil do que é apenas perda de dinheiro! Falaremos sobre isso neste post!




1- Por que fazer concurso público

Claro que existem diversas razões que justificam a pessoa querer ser um servidor público! Vou listar algumas:

Vantagens:
- Estabilidade;
- Salários acima da média;
- Diversidade de carreiras;
- Jornada de trabalho;
- Vários benefícios;
- Aposentadoria
- Sonho de poder fazer algo pelo país;
- Vocação para um determinado cargo público;

Estas são as vantagens mais comentadas pelas pessoas. Mas como tudo na vida, existem desvantagens:

- Estagnação.
- Salários limitados a tetos;
- Algumas carreiras tem salários muito inferiores aos praticados no setor privado;
- Pouca possibilidade de fazer horas extras;
- Não tem FGTS;
- Alguns cargos são proibidos de fazerem trabalhos fora da função pública.

É claro que existem outras vantagens e desvantagens! Mas provavelmente quando você decidiu ser servidos público você pensou em algumas dessas! Estou certo?


2- Por onde começar?

Agora que você já esta decidido e realmente quer ser servidor público, você precisa decidir a área de atuação! Não adianta fazer todos os concursos que aparecem pela frente, pois, lamento informar, desse jeito você dificilmente conseguira aprovação em algum concurso que realmente vala a pena.

As áreas de atuação são bastante diversificadas. Abaixo listarei as macro áreas de atuação:

- Agências reguladoras;
- Bancos;
- Conselhos de fiscalização;
- Educação;
- Fiscal;
- Forças armadas;
- Gestão e controle;
- Judiciária;
- Legislativo;
- Saúde;
- Policial.
- Cargos diversos no executivo;

Cada área de atuação é bastante específica! Quem estuda por exemplo para a área Bancária não passará na área Fiscal, e visse-versa, porque as disciplinas cobradas no concurso são muito diferentes!

Então para iniciar você deve decidir qual área pretende estudar! Não adianta começar a estudar sem saber a área, não faz sentido! Primeiro defina a área de estudo para depois você buscar informações sobre as disciplinas que serão estudadas!

Para obter informações sobre as áreas e definir qual delas você se identifica mais, vale aquela boa e velha busca no GOOGLE! Busque descobrir como é a atuação, quanto ganha, a dificuldade de aprovação, os pre-requisitos (algumas áreas são limitadas para determinadas formações superiores, outras não) etc.

Depois de escolher a sua macro área você poderá passar para o próximo passo.



3- Escolhi a área que farei concursos e agora?

Agora você buscará informações sobre biografias, cursos em PDF, cursinhos etc.

O melhor lugar para obter estas informações é o forum concurseiro! Lá você verá muitas informações a respeito do concurso que você sonha fazer! Por ser um forum existe bastante debate sobre livros, professores etc. Além disso o pessoal de lá esta na mesma situação que você e geralmente buscam se ajudar! Então poste suas perguntas lá e você verá que muitas pessoas responderão! Não existe lugar melhor para saber sobre novos concursos e sugestões de biografias para estudar!

Para área fiscal, que é a que eu estudei, neste blog eu comento sobre a biografia adequada para estudar (biografia fiscal). Já para outras áreas sugiro que acessem o forumconcurseiro, mas especificamente na área BIOGRAFIA

Procurando na internet você verá vários blogs com sugestões de biografias! Ajudará bastante a você decidir quais livros comprar e por quais professores estudar. Mas sempre antes de comprar um livro ou se matricular em uma aula pergunte a opinião de outros concurseiros no forum! Você evitará comprar livros ruins ou assistir aulas com professores de má qualidade!

Alguns concursos são menos "badalados". Se você procurar biografia para estudar para Juiz do Trabalho você achará várias sugestões! Porém se for procurar biografia para estudar para cargos menos "famosos" você infelizmente não achará fácil! Mas não se preocupe que isso não é o fim do mundo! Nestes casos você deve procurar na internet algum edital anterior do concurso que você quer fazer e olhar as disciplinas cobradas! Com a lista de disciplinas você vai lá no forum concurseiro e busca qual o melhor livro/pdf/professor para cada disciplina!




4- Olhei no forum e vi que existem livros, PDF, aulas presenciais, Video-aulas... E agora? Qual o melhor?

Isso é algo bastante pessoal! Tem quem goste de livros! Já outros preferem um professor para passar o assunto mais "mastigado"... Varia bastante! Mas posso falar das vantagens e desvantagens de cada 
tipo de material, aí a decisão fica por sua conta.

Os livros são considerados mais precisos e dão um conhecimento mais aprofundado, porem são mais cansativos de serem estudados o que desestimula muitos estudantes.
Vale lembrar que quando falo livro, me refiro a LIVRO PARA CONCURSO! Não estou falando de livro acadêmico e muito menos dessas apostilas que vemos em bancas de revista (que em geral são muito ruins)! Livro acadêmico é para quem estuda na faculdade e apostila de banca de revista é para quem quer apenas perder dinheiro! Os livros acadêmicos têm uma dinâmica diferente dos livros para concurso! Então se optar por estudar por livros, use livros para concursos e de preferência com vários exercícios de concurso!

Os PDFs são mais resumidos que os livros, devido a isso não aprofundam tanto o conhecimento quanto um bom livro para concurso! Os PDFs são excelentes quando se esta a estudar alguma disciplina que depende de vários livros para ser estudada, como exemplo cito Economia, que para ser estudada por livros seria necessário estudar por uns 3 ou 4 livros diferentes... Sem contar alguns professores que explicam tão bem no curso de PDF que torna o aprendizado muito fácil! Outro ponto é que PDF são mais caros que livros... (geralmente um curso em PDF é 3 a 5 vezes mais caro que um bom livro para concurso)

Aulas presenciais tem a desvantagem de ter um custo mais elevado que estudar por livros e PDFs e algumas vezes é necessário complementar o estudo da aula com um livro. Outra desvantagem é a necessidade de se deslocar até o local da aula, o que demanda tempo e dinheiro. Já a vantagem da aula presencial é a interação aluno professor, no momento que o professor esta explicando é possível solicitar que ele explique de outra forma ou ainda tirar dúvidas no momento da aula! Estas vantagens só são encontradas na aula presencial e sem dúvidas ajudam bastante o aprendizado!

Vídeo-aula tem a desvantagem em relação a aula presencial que a pessoa não pode retirar as dúvidas no mesmo momento que esta vendo a aula. Apesar de ser possível enviar mensagem para o professor para retirar estas dúvidas, não é exatamente tão bom quanto retirar a dúvida durante a aula. Já a vantagem é o custo e a facilidade, pois não é necessário se deslocar até o local da aula. Outra grande vantagem é poder estudar com professores renomados de outros estados do Brasil, o que permite estudar com os melhores!

Uma diferença importante entre Livro/PDF e Vídeo-aula/Aula presencial é que o estudo por Livro/PDF é mais desgastante em comparação com Vídeo-aula/Aula presencial, pois você ficará horas e mais horas lendo, lendo e lendo... É um estudo muito mais monótono e cansativo. Porem a grande vantagem é a velocidade! Estudar por livro/pdf é muito mais rápido que estudar por aulas... Então quando for escolher o método de estudo leve em consideração esse fato, pois tempo é algo muito valioso quando se estuda para concurso! Se você tem dedicação suficiente tente estudar por livros/PDF! Caso esteja mais desanimado, talvez estudar por aula seja mais adequado para você!



5- Já fiz os passos anteriores, já decidi a área do concurso, peguei informações no forum concurseiro sobre materiais e professores... Agora é só iniciar o estudo?

Ainda não... Falta agora fazer o planejamento do estudo! É importante fazer esse planejamento, fiz um post falando exclusivamente desse planejamento (controle de horas). Mas vou resumir o que seria...

O planejamento é definir HORAS DE ESTUDO DIÁRIAS e a META DE HORAS DE ESTUDO que você pretende ter acumulada antes de fazer os concursos dos sonhos! Ou seja, um você decide (quantas horas estudar por dia) o outro você descobre (quantas horas geralmente quem passa no concurso que você quer fazer estuda).

As horas de estudo diárias dependem muito da sua dedicação e da sua disponibilidade, afinal nem todos conseguem se dedicar inteiramente ao estudo pois trabalha ou tem outros afazeres.

A quantidade de horas diárias de estudo também depende do concurso que você fará! Afinal concursos mais concorridos como os da área Fiscal e de Juízes exigem mais horas de estudo diárias do que um concurso para área bancária, por exemplo. Para Fiscal, por exemplo, o ideal é entre 6h por dia e 8h por dia!

Já a META DE HORAS DE ESTUDO é a quantidade total de horas estudadas que você pretende ter para se sentir confiante para fazer o concurso! Na área fiscal, por exemplo, essa quantidade de horas líquidas de estudo para fazer concurso varia entre 1.000h e 2.000h de estudo. Ou seja, quem passa para Auditor Fiscal geralmente estudou entre 1.000h e 2.000h líquidas! Essa quantidade de horas de estudo até a aprovação você consegue descobrir perguntando no forum concurseiro!

Estas horas que falei nos parágrafos anteriores são horas LÍQUIDAS! Falo horas líquidas pois o que importa é quanto tempo você passou realmente sentado com a bundinha na cadeira estudando... Não importa se você começou a estudar as 7am e só parou de 11pm... O que importa é quantas horas você passou realmente sentado, concentrado e dedicado ao estudo!



6- Certo, já tracei minha meta diária e minha meta total de estudo. Agora é só comprar todos os livros e começar a estudar?

Estamos quase lá! Só quero deixar algumas dicas antes de você sair comprando livros e se matriculando em aulas...

- Não compre todos os livros de uma só vez!
Vai que você percebe que a área de concurso escolhida não é realmente a que você gostaria? Você perderá muito dinheiro se tiver comprado todos os livros de uma só vez! Outra coisa, pode ser que saia uma nova versão do livro/pdf que você pretende comprar, afinal livros para concurso são atualizados quase que anualmente! Então compre apenas os livros/pdf que você vai estudar no momento! Vá comprando aos poucos!

- Não compre cursos "PACOTE FECHADO"!
Poderá ser a maior perda de dinheiro! No meu processo de estudo para auditor eu gastei quase 50% do dinheiro com um cursinho de concurso que só assisti duas aulas... Mas como já tinha pago o curso inteiro acabei perdendo todo o dinheiro gasto!
Se for fazer aula, pague DISCIPLINA por DISCIPLINA, mesmo que exista algum tipo de desconto para quem compra o curso completo! Não faça esse tipo de besteira!

- Só compre um material teórico!
Não compre dois ou mais livros/pdf/aula de uma mesma disciplina! Isso é perda de dinheiro e tempo! Leia o post Estude Teoria Apenas Uma Vez!



7- Vi um "fulaninho" oferecendo um curso no Facebook chamado "Dir. Constitucional, agora você passa sem dificuldades", vale a pena comprar?

Para terminar esse post quero falar sobre os vários anúncios que vemos no Facebook e em outras paginas de internet com professores oferecendo cursos, palestras etc! Tomem muito cuidado! A grande maioria fornece cursos de péssima qualidade e que fará você perder dinheiro e tempo! Já vi até anúncios de conhecidos pessoais meus que eram péssimos alunos no colégio e que agora são professores de disciplinas para concursos... Nunca passaram em nada sem "colar" e também nunca obtiveram exito em nenhum concurso, da onde eles tiraram que podem ser bons professores? Claro que não serão... Em minha opinião isso é algum tipo de roubo, só que não a mão armada! É um roubo a facebook armado... Brincadeira a parte, você ficará com a sensação de que foi realmente roubado quando perceber que o curso é de péssima qualidade...

Se for comprar um curso, antes veja referências do professor e a opinião do pessoal do forum! Se não achar nada lá falando do curso e ninguém do fórum tiver ouvido falar do curso, tente conversar com alguém que fez o curso e FOI APROVADO EM UM CONCURSO BOM! Se não ver ninguém que fez o curso e foi aprovado em um bom concurso e ninguém do forum concurseiro conhecer o curso, é provável que seja um curso de baixa qualidade!

Então vamos lá! Para você comprar o curso de um professor que você viu no facebook ou algo parecido faça essas perguntas:
- Esse professor já foi aprovado em algum concurso bom?
- Esse professor tem algum livro publicado?
- Esse professor tem indicação do pessoal do forum concurseiro?
- Alguém que fez esse curso foi aprovado em um concurso importante e aconselha o curso? (esse é o mais importante!)

Se você não conhece ninguém que fez o curso, foi aprovado em um bom concurso e indica o professor, CAIA FORA! VOCÊ SÓ VAI PERDER DINHEIRO! Professor bom tem vários ex-alunos que foram aprovados em concursos de alto nível!



No mundo concurseiro referências é tudo! Livro, PDF, Aula e Cursos sem referências é perder dinheiro! Não caia em armadilhas de pessoas que não sabem nada e só querem tirar nosso dinheiro... O mercado dos concursos é muito rentável e acaba atraindo várias pessoas sem qualificação querendo oferecer cursos, cuidado!

É isso, com esse post creio que você já deva saber o básico para começar a estudar. Claro que algumas informações mais específicas você precisará procurar no google, como qual área de atuação você tem mais afinidade, quanto o servidor da carreira que você quer seguir ganha de salário etc. Mas o "caminho das pedras" você já tem... Leia bastante antes de iniciar os estudos e mãos a obra! Perder uma semana ou um pouco mais buscando estas informações que listei neste post não é perder tempo, é se PLANEJAR! E como sabemos, planejamento leva a melhores resultados e a menos gasto desnecessário de dinheiro!

Na parte II eu falarei sobre a técnica de estudo que usei e que vejo que a maioria dos concurseiros adotam! Até mais!

E lembrando, não esquece de COMPARTILHAR meu blog no seu facebook para divulga-lo e assim ajudar outros concurseiros que estão no mesmo "barco" que você! Obrigado!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:



Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário