terça-feira, 19 de abril de 2016

Fazendo exercícios essa é a dica master II

(CONTINUAÇÃO)




Como saber se estou em um nível bom?


Isso é relativo e depende do concurso que você irá prestar! Concursos mais disputados exigem uma taxa de acerto maior!

Mas por incrível que pareça a taxa de acerto, mesmo em concursos considerados TOPs, não é tão alta quanto você pode estar imaginando! O motivo é que quão mais TOP for o concurso mais difíceis serão as questões da prova! É comum vermos concursos com salários intermediários (por volta de 3mil) vermos pessoas com taxas de acerto acima de 90%, isso ocorre porque as provas para concursos com menores salários são geralmente mais fáceis.

Em concurso para Auditor Fiscal (que é bastante concorrido) com uma taxa de acerto média acima de 70% você já tem chances de ser aprovado, mas dependerá bastante da sorte, mas já começa a ter alguma chance! Uma taxa de acertos médio acima de 74% você provavelmente já esta brigando pelo cadastro de reservas e até pelas vagas, já dependendo menos da sorte! Com uma taxa acima de 77% de acertos você provavelmente será aprovado e é até possível estar entre os primeiros. Com uma taxa acima de 80% você sem dúvidas será o primeiro colocado no concurso que for fazer! (estou considerando que você faz questões no Tecconcurso de nível superior e de bancas difíceis).


Quando alguém diz que tem uma taxa de acertos média acima de 80% é comum os outros concurseiros brincarem dizendo que ele não deveria fazer concurso para Auditor Fiscal, deveria fazer concurso para Ministro da Fazenda! Pois 80% de taxa de acertos é algo bastante elevado! Esses percentuais são caso você esteja respondendo principalmente questões parecidas com a do seu concurso e de bancas difíceis (FCC, FGV, ESAF etc.). Se estiver respondendo questões muito fáceis obviamente sua taxa de acerto não representará a realidade.

Pode parecer pouca coisa de diferença entre 70% e 77% de taxa média de acertos, mas NÃO É! No meu processo de estudos eu aumentei a taxa de acertos média em 2% ao mês, ou seja, em outubro eu estava com 71% de taxa de acertos, em novembro já estava com 74%, em dezembro com 77%, em janeiro com 77% (parei os estudos em janeiro). Ou seja, cada 1% de taxa de acerto adicional acima dos 70% exigem um longo período resolvendo questões! E quanto maior a sua taxa de acertos atuais mais você demora para melhorar a taxa...

Mas porque isso acontece?
É simples! Os concursos são mais ou menos assim (depende do concurso, banca etc.):
30% Questões fáceis
40% Questões Médias
20% Questões Difíceis
10% Questões Muito difíceis

Então de forma simplificada acertar 70% é acertar as questões Fáceis e Médias. Para aumentar a taxa de acerto agora você precisará acertar cada vez mais as questões Difíceis, por isso que o avanço no % da taxa de acerto começa a ficar lento, não que você não esteja evoluindo, pelo contrário, a cada 1% acima dos 70% você esta evoluindo MUITO nos estudos, pois esta cada vez conseguindo resolver mais questões Difíceis e Muito Difíceis!

Uma observação é que essas taxas de acertos que falei são para FCC, FGV e ESAF. Para CESPE eu não sei pois não fiz questões de Verdadeiro e Falso (eu não pretendia fazer concursos do CESPE), mas o pensamento é o mesmo.





Como verificar a taxa de acertos no Tecconcursos?


A taxa de acertos você vê pela guia: Questões/Evolução/ Seleciona "Nos últimos 12 meses" e seleciona "Desempenho Relativo".



Estudo por ciclos ou sequencialmente?


Na etapa de TREINAMENTO de resolver questões você deve estudar POR CICLOS! Ou seja, você passa 1h resolvendo questões de Tributário, depois 1h resolvendo questões de Civil, depois 1h resolvendo questões de português e assim por diante!

O estudo por ciclos é importante nessa etapa pois o que pretendemos é que você comece a decorar os DETALHES dos assuntos! E como os detalhes são armazenados na memória de Curto Prazo você precisa ficar revisando esses detalhes constantemente e em curtos intervalos de tempo! Sendo assim o estudo sequencial nesse momento não é mais tão útil! Pois o estudo sequencial é ideal para entender a LÓGICA da disciplina e não os detalhes!

Distribuição de horas do ciclo


Nesse post não vou detalhar muito como é a técnica de estudo por ciclos, pois nesse post pretendo falar mais sobre o estudo pelas questões de concursos anteriores. Mas alguns pontos do estudo por ciclo merecem comentários. Caso queira entender melhor o estudo por ciclos olhe os outros posts desse blog ou procure no Google!

Eu gostava de estudar em ciclos de 1h de estudo, pois eu conseguia ver várias disciplinas diferentes em pouco tempo! Mas isso pode variar um pouco, mas nunca estude mais de 2h uma disciplina durante a fase de TREINAMENTO pois como já dito acima, o que queremos é exercitar sua memória de curto prazo!

Caso você perceba que alguma disciplina você esta errando mais que as outras, você aumenta o tempo dela durante o ciclo! Por exemplo, imagine que seu ciclo seja (é um ciclo hipotético, não coloquei todas as disciplinas):

1h - Empresarial
1h - Civil
1h - Tributário
1h - Contabilidade
1h - Português

Caso perceba que esta mais "fraco" em tributário, você poderia modificar o ciclo adicionando mais um peíodo de estudo de tributário, ou seja, ficaria:

1h - Tributário
1h - Civil
1h - Tributário
1h - Contabilidade
1h - Português

Outro ponto importante é que algumas disciplinas são tão fáceis ou você já as domina tão bem que não vale a pena ficar estudando elas (no meu caso Matemática e Raciocínio Lógico, Estatística e informática). Essas disciplinas você deve colocar poucas horas no seu ciclo de estudos. Eu por exemplo só estudava por semana 1h de Matemática, 1h de Estatística e 1h de Informática. Com isso evita-se perder tempo estudando algo que você já é muito bom... Outras disciplinas que me considerava ruim eu já estudava mais horas (Português e Dir. Empresarial). Qual matéria estudar menos e mais horas vai depender do seu "sentimento".



Concluindo


Não ganho nada do TecConcursos. Muito pelo contrário! Sou apenas um usuário (erá, não estou mais estudando para concurso).
Falo muito desse site pois foi o que usei para TREINAR resolver questões, e o considero o melhor para a área FISCAL e CONTROLE.

Existem outros sites de questões na internet, mas tenho de admitir que não os conheço tão bem e não sei como fazer uma boa estratégia de resolver questões por estes outros sites. Mas pode ser que vala a pena você da uma olhada nestes sites para ver se você acha que algum deles é melhor!

Usando a sequência de TREINAMENTO deste post você dificilmente precisará estudar TEORIA novamente! Salvo alguns assuntos que você não tenha aprendido direito. O motivo é simples, as questões do TecConcurso são comentadas por professores e quando eles comentam as questões é comum eles fazerem pequenas "revisões" do assunto da questão. Ou seja, cada questão que você erra você lê o comentário do professor e entende o que errou, consequentemente você revisou uma parte do assunto. O melhor de tudo é que você revisa EXATAMENTE o que esta com dúvidas, afinal você lerá apenas os comentários das questões que errou ou tem dúvidas!

Por isso que falo que essa é a dica MASTER! Pois você não precisará revisar novamente a TEORIA, pois a cada nova questão resolvida você revisa uma parte do assunto!

Obvio que algumas questões são tão triviais que não vale a pena ler o comentário do professor! Você só lê o comentário se errar a questão ou se tiver ficado com alguma dúvida em relação a uma das alternativas da questão!

Espero que tenham entendido como faz para estudar por questões. Essa etapa é posterior ao estudo da TEORIA, mas é nessa etapa que você consegue aumentar sua taxa de acertos! E volto a repetir, quem só estuda TEORIA e não foca no TREINAMENTO jamais será aprovado em um concurso de alto nível!

Ajudando outros concurseiros


Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:



Abraço e bons estudos!

Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

Um comentário:

  1. Esse seu blog é fantástico. Excelente dicas. Obrigado por nos ajudar com sua experiência. Sucesso!

    ResponderExcluir