segunda-feira, 14 de março de 2016

Estudando em sequência não se esquece o que estudou?

Olá pessoal.

Vou neste post tentar responder uma pergunta feita aqui no blog que acho que foi muito boa!


O pensamento do Renato esta certo! Pelo menos em parte, pois acontece o mesmo no estudo sequencial e no estudo por ciclos!

Primeiro quero dar uma leve explicada no que é estudar em sequência e o que é estudar por ciclos...

Estudar em sequência é você estudar uma disciplina por vez! Você só passa para a próxima disciplina após terminar completamente a anterior, incluindo as questões propostas no Livro/PDF.

Já estudar por ciclos é o contrário. Você estuda um determinada número de horas uma disciplina, depois passa para a próxima (mesmo sem ter terminado a disciplina anterior). Por exemplo você estuda 1h de Dir. Constitucional e depois 1h de Contabilidade, depois 1h de Matemática Financeira, depois você volta para Dir. Constitucional reiniciando o ciclos!

Agora voltando para o questionamento do Renato.

Renato, a perda de conhecimento de CURTO PRAZO acontece tanto no estudo sequencial quanto no estudo por ciclos! Só que no estudo por ciclos acontece de forma mais impactante do que estudando em sequência. O motivo é simples e chegaremos lá!


Estudando por ciclos é melhor pois não se perde conhecimento?


Errado! Em outro post (Não faça resumos, salvo raras exceções) eu tentei explicar que existem dois tipos de conhecimento, um de longo prazo e outro de curto prazo! O de longo prazo é a LÓGICA das coisas (que no mundo concurseiro é comumente chamado de TEORIA), já o de curto prazo são as minúcias do assunto (que no mundo concurseiro é comumente chamado de HABILIDADE DE RESOLVER QUESTÕES). Isso não muda, é independente da técnica de estudo adotada, seja por sequência ou por ciclos!

Nosso cerebro é assim,  algumas informações são guardadas na memória de longo prazo e outras na memória de curto prazo. O bom é que sabemos quais "tipos" de informações ele geralmente guarda na memória de longo prazo e quais ele guarda na memória de curto prazo. Na de longo prazo ele guarda a LÓGICA das coisas... Com lógica quero me referir ao "por que" das coisas! Como as coisas funcionam! Já na memória de curto prazo ele guarda os detalhes das coisas, não o "por que". O que é guardado na memória de curto prazo são as minúcias, as informações miúdas que não modificam a lógica das coisas, são acessórios da lógica! São realmente detalhes dos assuntos!

Em contabilidade, usando as classificações das contas como exemplo, um conhecimento que seria da LÓGICA das coisas seria que existem Contas do Ativo, Contas do Passivo, Contas do Patrimônio Líquido e que estas contas podem ser retificadoras! Isso é um conhecimento de longo prazo! Você pode passar meses sem estudar novamente contabilidade que não esquecerá isso, pois faz todo o sentido que seja assim! Tem um "porquê" forte por traz desta separação de contas e sem essa separação a contabilidade não faria sentido! Não é verdade?! Isso é o conhecimento lógico!
Já um conhecimento de curto prazo seria que a conta Capital Social a Integralizar é uma conta retificadora do Patrimônio Líquido! Isto se passar um tempo pode ser que você esqueça! É possível até que a lei mude e a conta seja considerada de outra forma... Este é o conhecimento de curto prazo, que tanto pode ser esquecido como pode ser modificado! É possível até achar algum autor que critique essa classificação da conta como retificadora... Ou seja, isso é um detalhe e provavelmente seu celebro guardará na memória de curto prazo!

Agora voltando para o estudo por ciclos. No estudo por ciclos a pessoa também passa um bom tempo sem rever determinado assunto. A ideia central quando criaram o estudo por ciclos é que cada disciplina é de certa forma SÓLIDA, indivisível, que é um conhecimento só! Mas a verdade é que cada disciplina é formada por "mini disciplinas", tanto que os livros são separados em capítulos, as vídeo-aulas são separadas em Aulas, os cursos são separados em módulos etc.

Adotando o ciclo de Constitucional, Contabilidade e Mat. Financeira. Quando você chegar na metade do livro de Constitucional você já terá esquecido as minúcias dos primeiros capítulos do livro! Não tem como evitar isso! Mas o importante é que você ainda saberá a LÓGICA, afinal você entendeu o assunto dos primeiros capítulos!

Quando eu estava estudando Tributário eu fiz um teste a respeito. Eu respondi as questões de um determinado assunto logo após terminar o capítulo. Acertei cerca de 85% das questões. Alguns dias depois, ainda não havia sequer terminado de estudar Tributário, eu fui refazer as questões, acertei cerca de 70% das questões... Isso em questão de poucos dias! Eu ainda estava com o conhecimento bastante ativo, afinal ainda estava estudando o próprio direito tributário e estava apenas alguns capítulos afrente... Se eu demorasse mais alguns dias provavelmente teria acertado ainda menos questões... Isso porque o conhecimento de curto prazo vai sumindo ao passar dos dias! Nada mais normal e acontece com TODO MUNDO! Tanto no estudo sequencial quanto no estudo por ciclos!


Vantagem do estudo sequencial


Os capítulos de um mesmo livro são interligados! O capítulo 2 do livro depende do conhecimento adquirido no capítulo 1. O capítulo 10 dependerá dos conhecimentos adquiridos nos capítulos 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1! É aí que vejo a grande vantagem do estudo sequencial em relação ao estudo por ciclos. No sequencial, como você viu o capítulo 1, 2 e 3 há pouco tempo, será mais fácil entender o capítulo 4! Isso garante que você realmente entenda o capítulo 4, que seu conhecimento de LONGO PRAZO (TEORIA) seja realmente assimilado! E como durante a fase de estudo da teoria o que importa é entender a lógica das coisas, entender corretamente o que esta sendo explicado no livro/PDF é essencial. Você entender corretamente o assunto é vital para não ter que voltar a estudar a teoria novamente!

No estudo por ciclo os assuntos estudados anteriormente não estarão tão fresquinhos assim na sua mente! Afinal se no estudo sequencial você vai ter estudado o capítulo 3 a apenas um dia antes de estudar o capítulo 4, no por ciclos você irá estudar o capítulo 4 entre 3 e 7 dias após ter estudado o capítulo 3 (depende de quantas disciplinas esta estudando no ciclo de uma vez só)... Isso fará você, infelizmente, aprender algumas coisas erradas! Ou seja, a TEORIA que deveria ser estudada apenas uma vez acabará sendo necessário ser estudada novamente pois algumas coisas não terão sido ENTENDIDAS corretamente.

No estudo por sequência isto também acontece, mas a frequência é bem menor! Por isso que raras vezes voltamos a estudar a teoria e quando fazemos isso é apenas em um capítulo e não em todo um livro/PDF. pois boa parte da LÓGICA dos assuntos foi entendida corretamente!

Outra desvantagem do estudo por ciclos é que algumas disciplinas são interligadas! Quem estuda Dir. Tributário antes de estudar Dir. Constitucional provavelmente irá entender algumas coisas errado! A pessoa ainda não terá entendido a "alma" da nossa constituição e consequentemente não entenderá porque o STF tomou certas decisões e porque algumas leis foram feitas do jeito que elas foram feitas... Já no estudo sequencial isso não acontece, pois você primeiro estudará Dir. Constitucional completamente antes de estudar o Dir. Tributário! Outras disciplinas também são dependentes, isso não acontece apenas com Dir. Constitucional e Tributário!


Então o estudo por ciclos não é bom?


Não foi isso que quis dizer! Ele apresenta algumas desvantagens, mas também apresenta algumas vantagens muito importantes!

A principal vantagem é Física e Mental! Estudar por ciclos é menos cansativo, tanto fisicamente quanto mentalmente! Nosso celebro é dividido em regiões onde são interpretadas e armazenadas informações de tipos diferentes. Então quando se estuda disciplinas diferentes se está usando diferentes partes do nosso celebro e isso diminui DRASTICAMENTE a sensação de cansaço ao estudar longas horas!

Poucas pessoas conseguem estudar 8 ou 10h por dia por vários dias se estiverem estudando usando o método sequencial. Já no método por ciclos é possível manter um ritmo de 8 a 10h por dia por vários meses! Esse é o grande diferencial!


Então qual o melhor? Por sequencia ou por ciclos?


Essa pergunta parece difícil, mas não é! Como já deixei claro, a vantagem do estudo sequencial é que a pessoa terá visto os capítulos anteriores a poucos dias o que facilitará muito entender corretamente os próximos capítulos do livro/PDF. Já a principal desvantagem do estudo sequencial é o cansaço! Então podemos adotar uma técnica intermediária!

Primeiro quero deixar claro que existem duas etapas do estudo. Uma primeira que é estudar TEORIA e uma segunda que é fazer EXERCÍCIOS. A fase de fazer exercícios eu penso que deva ser feita exclusivamente por ciclos! Já a fase de teoria deve ser feita usando uma técnica intermediária!

Durante o estudo da TEORIA, na minha opinião, o ideal é realmente estudar sequencialmente, mas é possível ter os mesmos resultados estudando por ciclos, desde que sejam ciclos curtos. Com ciclos curtos quero dizer com poucas disciplinas, no máximo 3 disciplinas! Dessa forma você terá resultados próximos a quem estuda em sequencia, mas ficará menos cansado mentalmente! Ou seja, o melhor dos dois mundos. Não é verdade?!

Então de forma resumida, se você tem "garra" suficiente para estudar sequencialmente, faça! Porem se você ainda não tem essa força de vontade toda (que é o caso da grande maioria dos estudantes iniciais de concurso) estude por ciclos de 3 disciplinas!


Qual a sequencia de disciplinas ideais para serem estudadas?


Isto vai depender um pouco da banca que você pretende fazer os concursos. Mas uma sequencia "generalista", que serve para todos os concursos de ICMS e ISS é essa abaixo:

1- Primeiro fase:
Constitucional + Contabilidade + Português

2- Segunda fase:
Administrativo + Tributário + Economia

3- Terceira fase:
Legislação tributária + Auditoria + Mat. Financeira

4- Quarta fase (aqui a pessoa já começa a dividir o tempo entre teoria e questões no site tecconcursos):
Comercial (empresarial) + Estatística Descritiva + Questões no TECconcursos

5- Quinta fase:
Cont. de custos + Questões no TECconcursos ou Qconcursos

6- Sexta fase:
Civil (não tudo, apenas o que cai com frequência em concurso de fiscal de tributos) + Questões Tecconcurso ou Qconcursos

7- Sétima fase:
Questões no Tecconcursos ou Qconcursos

Se seu concurso for para ARFB você terá de adicionar mais algumas fases na sequencia de estudos acima, pois para a Receita Federal caem algumas disciplinas que geralmente não caem no ICMS e ISS.

Concluindo


Espero que tenha conseguido explicar bem! Resumindo é:

Durante a fase do estudo da TEORIA
Estudo sequencial
- Vantagem = O aprendizado é mais preciso, o que diminui bastante a necessidade de voltar a estudar a teoria novamente
- Desvantagem = Grande exigência física e mental, o que torna essa técnica de estudo ideal para poucas pessoas

Estudo por ciclos
- Vantagem = A exigência física e mental é muito menor
- Desvantagem = Se forem adotados ciclos com um grande número de disciplinas a pessoa provavelmente não aprenderá o assunto corretamente e acabará tendo de estudar a teoria mais algumas vezes


Depois da fase do estudo da TEORIA (quando estiver só fazendo as questões do TECCONCURSOS):
Nessa fase o estudo por ciclos é imbatível, pois você tem que ficar "reiniciando" o conhecimento de curto prazo de todas as disciplinas constantemente...

Renato, espero ter conseguido me explicar bem e ter conseguido responder sua pergunta!


Ajudando outros concurseiros



Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinheiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:




Bons estudos!

Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

12 comentários:

  1. Entendi perfeitamente, até antes de ver seu post no FC eu estudava por ciclos mas é tanta coisa que acaba ficando chato e muito demorado. Hoje eu comecei a estudar de forma sequencial com duas disciplinas Dir Cons e Port (no caso de portugues é pq tenho muita dificulade) a meta é ver as 2 até o fim da semana estudando a média msm de 8 hrs dia dividindo 4 hrs para cada uma dessas ... Agora só pra finalizar, gostaria de saber o que sugere fazer quando terminar essas duas disciplinas e for passar pra outras duas ? Ou seja se devo ficar fazendo exercícios pra pegar os detalhes (no caso é pra manter aquelas 2 disciplinas no caso acima, Dir Const e port,) frescas na memória enquanto to iniciando pra finalizar mais 2 disciplinas diferentes. ou devo prosseguir e finalizar tds as materias sequencialmente (que considero a melhor) para só dpois eu voltar, e fazer as questoes no tecconcursos pra rever as disciplinas ja finalizadas ir deixando elas na memoria de curto prazo?

    ResponderExcluir
  2. ignora o que eu disse sobre (que considero a melhor)*

    ResponderExcluir
  3. pois nao sei se vc recomenda estudar de 2 em duas (sequencialmente)

    ResponderExcluir
  4. Renato, estudando duas disciplinas por dia não haverá grande diferença entre estudando sequencialmente!
    Depois de terminar constitucional você começa Tributária ou Administrativo

    Na minha opinião as primeiras matérias a serem estudadas na sequencia seriam:
    Constitucional -> Tributário -> Administrativo -> Contabilidade Geral -> Português -> Legislação tributária (se o estudo for para ICMS ou Receita Federal) -> Economia e finanças públicas -> AFO
    Depois disso a pessoa começa a dividir uma parte do tempo estudando as disciplinas que faltam e a outra metade fazendo questões no Tecconcursos

    OBS: Se estiver focado na FGV, antes de começar a dividir o tempo com o tecconcursos estude também Dir. Empresarial, pois Empresarial e Português são as matérias que a FGV pega mais pesado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, muito obrigado sucesso na sua nova carreira!

      Excluir
  5. Vou usar esse método Luiz! Abs :)

    ResponderExcluir
  6. Excelente Luiz. Vi seu relato no FC e até troquei alguns ideias. Seu blog é muito bom, suas ideias claras e objetivas. Sempre achei interessante o estudo sequencial, mas praticamente não utilizei pq a maioria dos autores não indicam, então achei melhor não fazer. Durante o estudo, após já ter pego o básico fiscal decidi incluir algumas matérias novas e aprender fazendo um estudo sequencial e tive a prova do que vc está falando neste tópico. Realmente vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Luiz, há algum meio (além do blog) pelo qual posso trocar uma ideia com você? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Tenho 4 matérias para estudar: Português, informática, legislação lei n8.112/1990 e conhecimentos específicos de administração. Minha dúvida é, qual a sequência para estudar essas matérias ? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Luiz pelas conquistas. Qual o material que você utilizava para Empresarial e Adm. Pública?

    ResponderExcluir