sexta-feira, 11 de março de 2016

O que influencia o estudo para concursos

Neste post vou descrever superficialmente os pontos mais importantes do estudo para concurso. Posteriormente farei postes mais aprofundados relativos a cada tema.

O estudo para concurso é impactado por vários fatores, desde fatores motivacionais, fatores familiares até a própria técnica usada para estudar. Quem estuda para concursos sabe que a diferença entre quem foi aprovado no concurso para quem ficou muito longe dos aprovados é bem pequena, em geral não passa de 2 ou 3 pontos de diferença. Então a eficiência no estudo é fundamental para uma aprovação.

Primeiramente quero deixar claro que um estudo eficiente não é necessariamente um estudo caro! Não é porque você estudou com o melhor professor de determinada matéria que você será aprovado. A aprovação depende muito mais de você do que do material que você usou para estudar.


Fatores motivacionais

O fator motivacional é muito importante. Creio que seja o principal fator para levar alguém a conseguir a aprovação no concurso de alto nível, como é o de auditor fiscal.

A pessoa precisa de um motivo muito forte para estudar para o concurso. Alguns usam como motivação a família, outros usam como motivação o fato de passar no concurso sem um desafio pessoal e alguns outros já usam a motivação (errada diga-se de passagem) de que depois de passar no concurso não precisará mais trabalhar na vida. Cada um se motiva de um jeito.

Tenho um amigo que para se motivar ele tinha uma foto de um Honda Civic na tela principal do computador. Era o sonho da vida dele ter aquele carro. Não cabe a mim dizer se a motivação dele era boa ou não, o que importa é que funcionava!

Minha motivação era provar para meus antigos chefes que eu era capaz de ganhar um salário melhor que o deles. Concordo que não era lá um motivo muito nobre, mas me ajudou a ter forças para continuar a estudar quando o desanimo batia.

O que quero deixar claro nesse tópico é que para iniciar o estudo para concurso de alto nível você precisa de uma motivação de alto nível! Lamento informar, mas a simples motivação de que você não esta arranjando emprego pode não ser suficiente, pois trabalhar é muito mais fácil do que estudar para concurso. Digo isso por experiência própria. Apesar de que eu tinha um emprego muito estressante e que exigia muito de mim, ele mesmo assim nem se comparava a exigência que é estudar para concurso.

Vi uma pesquisa americana a uns anos atrás que dizia que a pessoa passava no máximo 30% do tempo de trabalho efetivamente produzindo algo. Os outros 70% eram gastos com reuniões que mais tinham conversas do que decisões, pausas para tomar cafezinhos, conversas com outros amigos do trabalho, olhando facebook etc. Resumindo, quem trabalha 8h por dia, segunda a pesquisa, só se dedica realmente 2,4h trabalhando efetivamente. Eu concordo com a pesquisa. Não sei precisar exatamente se é apenas 30% de trabalho ou mais, mas que sem dúvidas quem esta no trabalho durante 8h por dia não passa estas 8h trabalhando efetivamente.

Já quando se estuda 8h por dia você passa realmente 8h estudando. Isso se dá porque você cronometra exatamente o tempo que passou estudando e o tempo que fez atividades paralelas. Ou seja, estudar para concursos é no mínimo 2 vezes mais exigente que trabalhar. Daí a importância da motivação. Para trabalhar a sua motivação é o salário, para estudar para concurso a motivação precisa ser maior do que apenas o salário. Pense bem o real motivo de você querer estudar para concurso de alto nível! Busque um motivo que justifique você fazer tanto sacrifício! Essa é o primeiro grande passo para estudar para concurso!


Fatores pessoais

Outro grupo de fatores que influenciam diretamente o estudo para concurso é o fator pessoal. Nesse grupo eu enquadro: A família; O trabalho; O dinheiro etc.
São fatores que a pessoa não controla, mas que podem tornar a caminhada rumo a aprovação muito mais fácil ou difícil.

A família pesa muito quando se estuda para concurso de alto nível. Nossos filhos, esposas, mães, irmãos etc. em geral não entendem o processo de estudar para concurso, então acabam não aceitando que agente deixe de dar atenção a eles. Não tenho filho, mas deve doer muito ver seu filho querendo brincar com você e você não poder dar atenção a ele. O pior é que a pessoa "fisicamente" esta junto da família, afinal esta na mesma casa, passa 24h do dia em casa e muitas vezes esta no mesmo cômodo da casa, porem a mente esta em um lugar muito distante. 

Minha esposa no início não compreendia que mesmo eu estando em casa o dia inteiro eu não podia perder tempo conversando com ela. Isso causou alguns conflitos. Ela ficava com bastante raiva pois ela saia para trabalhar de manhã, quando voltava no final do dia eu sequer tinha lavado os pratos. Ela no ínicio achava que era preguiça minha, não entendia que era porque eu não tinha tido sequer 30mim de folga para lavar os pratos... Mas felizmente depois de um tempo ela percebeu que se eu não me dedicasse 100% para o estudo eu não conseguiria a aprovação. Depois de certo tempo quando eu me desconcentrava dos estudos ela mesmo me obrigava a voltar a estudar. Esse tipo de apoio é importantíssimo!

Outro ponto é a relação entre o dinheiro e o trabalho. Quem sustenta uma casa sabe que o "luxo" de largar o trabalho é para poucos. Afinal as contas no final do mês chegam da mesma forma. A concessionária de energia não quer saber se você largou o emprego para estudar, o que ela quer é que você pague a conta de luz! Muito menos a escola do seu filho tem interesse em saber sobre seus estudos para concurso, o que querem é que pague a mensalidade.

Ou seja, o mundo não vai parar para você estudar para concurso. Resta duas opções, ou estudar e trabalhar ou juntar dinheiro suficiente para largar o emprego e passar um período estudando. Essa é uma decisão muito difícil e ambos exigem grandes sacrifícios. Mas de forma geral ambas as opções poderão levar você a ser aprovado, a diferença será no fator tempo! Nos próximos posts deste blog você perceberá que eu não farei grandes distinções entre quem só estuda e quem só trabalha. Isso é porque na minha opinião a diferença é apenas no fator TEMPO, não tendo influência no fator TÉCNICA! Explicarei melhor em outro post.


Fator técnica

Esse é o fator menos subjetivo. Tanto o fator motivacional quando o pessoal impactam de forma diferenciada cada pessoa. Algumas se motivam facilmente, outras já precisam de grandes motivações. Algumas se sentem péssimas por não poderem sair com os amigos e familiares, outras já conseguem abdicar de tais momentos de lazer com mais facilidade. Já na questão técnica de estudo não existe grande diferença. A forma para ser aprovado é parecida para quase todo mundo. O que importa mesmo é assimilar a TEORIA e depois PRATICAR.

Se você procura pela internet verá diversas técnicas de estudo. Tutores (ou como coaching) de estudos etc. Mas no fundo todas se baseiam na mesma máxima que é: FAZER EXERCÍCIOS.

Apesar do ponto mais importante ser FAZER EXERCÍCIOS existem outras atividades relacionadas ao estudo que podem ajudar bastante no processo, como: Controle de horas; Estudo por ciclos; Estudo por Banco de Horas; Resumos; Fichas de Estudo etc. Existe até quem toma remédio para estudar e "assimilar" melhor o estudo, tem doido para tudo.

Neste blog falarei sobre as técnicas de estudo que usei. Já deixo claro que não usei todas, afinal algumas técnicas se anulam e outras técnicas são mais "bonitas" do que efetivas. Acho que usei as mais importantes e que fazem a maior diferença.

As técnicas que julgo serem mais importantes são:
- Manter contato com outros concurseiros;
- Distribuição de horas de estudo pelo dia;
- Fazer exercícios (essa é a técnica MASTER)

Ouso dizer que a única técnica imprescindível é a ultima, FAZER EXERCÍCIOS! Quem estuda focado apenas em ler e ver aulas não passará em concurso de alto nível! Lamento informar, mas essa é a verdade.

Aproveito para informar que o erro da maioria absoluta dos concurseiros é justamente focar na TEORIA e não nos EXERCÍCIOS. A grande maioria não aceita que a aprovação no concurso depende diretamente de fazer exercícios. Muitos até dizem entendem isso, mas na prática não entendem. 

Se você não quer passar 10 anos estudando, sugiro que compreenda desde já a importância de fazer questões de outros concursos!

Próximo post

O próximo post vou começar a detalhar as técnicas de estudo. Começarei pela técnica do Controle de Horas.

Ajudando outros concurseiros


Quero falar uma ultima coisa. Fiz esse blog sem nenhum intuito de ganhar dinehiro, meu objeto é realmente ajudar outros concurseiros que ainda estão na "luta". Do mesmo jeito que meu blog esta ajudando você a superar essa difícil tarefa, que é ser aprovado em um concurso de alto nível, este blog também poderá ajudar outras pessoas. Peço que faça o favor de compartilhar no seu Facebook o meu blog e assim ajudar algum amigo ou parente que também esta nessa difícil jornada de estudar para concurso.

Uma coisa que você aprenderá é que no mundo concurseiro, apesar de todos serem concorrentes no dia da prova, a maioria dos estudantes buscam se ajudar, seja com dicas ou emprestando livros e materiais de estudo. Então faça sua parte e ajude outros concurseiros compartilhando este blog no seu facebook!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:




Abraço e até mais!

Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

Um comentário:

  1. Poxa. Vc foi um "achado" mesmo.
    Percebi, enquanto lia seu blog, q estudar teoria até dominar pra depois partir pras questões leva-se muito tempo e não é muito frutífero.
    Obrigado Luiz.

    DC

    ResponderExcluir