terça-feira, 19 de abril de 2016

Estudando por ciclos II

ESTUDANDO POR CICLOS II (CONTINUAÇÃO)

3 - Como planejar os ciclos?


O planejamento dos ciclos de estudo depende de qual etapa do estudo você esta, se está na etapa do estudo da TEORIA ou na etapa do estudo da HABILIDADE de resolver questões! Explicarei como se planejar nas duas etapas!

3.1 - Planejamento dos ciclos na fase do estudo da TEORIA

Esse planejamento é simples! Primeiro você precisa descobir quais disciplinas precisará estudar (Veja o post Por onde começar). Depois você verifica quais disciplinas devem ser estudadas primeiro pois são pré-requisitos de outras disciplinas, por ultimo você monta os mini ciclos. Simples, não?

A sequencia é:
1º - Descobrir quais disciplinas caem no concurso que você pretende prestar
2º - Verificar se alguma disciplina é pre-requisitos de outras
3º - Montar os mini ciclos

Como descobrir quais disciplinas caem no concurso eu falei no post Por onde começar. Mas de forma simplificada é verificando editais anteriores e conversando com outros concurseiros (seja pelo Forum Concurseiro ou pessoalmente).

Se seu concurso for para Auditor Tributário eu, nesse blog, já fiz esse levantamento.
Levantamento Auditor Receita Federal
Levantamento Auditor banca FCC
Levantamento Auditor banca FGV

Para verificar quais são pre-requisito sugiro que converse com outros concurseiros ou faça essa pergunta no próprio forum. Mas já vou adiantar quais são os pré-requisitos das disciplinas do concurso de auditor tributário:

-Direito Constitucional é pré-requisito dos outros direitos:
Direito Civil;
Direito Empresarial;
etc.

-Contabilidade é pré-requisito para:
Auditoria;
Análise de balanços;
Contabilidade de custos.

-Direito tributário é pré-requisito para:
Legislação tributária

Depois de verificar quais disciplinas são pré-requisito de quais você parte para montar os ciclos.

Na montagem dos ciclos você só precisa separa as disciplinas em grupos de 3 para estudar e ter cuidado para não errar a sequência dos pré-requisitos.

Viu como é simples?

3.2 - Planejamento dos ciclos na fase do estudo da HABILIDADE

Essa fase do planejamento do estudo por ciclos é que complica um pouco. Mas não é nada de outro mundo! Vamos lá!

Nessa fase do estudo você já estudou toda a TEORIA de todas as disciplinas que caem no seu concurso, ou quase todas as disciplinas. Então você começará a fazer praticamente só exercícios de outros concursos similares. Nesse momento o estudo por ciclos já não é baseado em mini ciclos, agora você estudará com um mega ciclo, incluindo todas as disciplinas!

Para fazer esse planejamento você precisará definir alguns "coeficientes". São dois coeficientes que você precisa definir POR DISCIPLINA, são: Dificuldade e Importância.

3.2.1 - Separação das disciplinas por dificuldade

O coeficiente dificuldade é baseado em você mesmo! Ele reflete a dificuldade que você tem em determinada disciplina e a facilidade que você tem em outras. Você deve separar as disciplinas em três grupos:

Grupo 1 - Muito Fáceis:
Aquelas disciplinas que você praticamente não precisa estudar pois já as domina muito bem, são disciplinas mais básicas para você. No meu caso eram: informática, matemática financeira, lógica e estatística. (isso é bem pessoal, você quem pode avaliar onde tem ou não dificuldade)

Grupo 2 - Regulares:
A maioria das disciplinas. Nesse grupo você coloca praticamente todas as disciplinas que esta estudando.

Grupo 3 - Muito difícil:
As que você tem muita dificuldade de aprender. Nesse grupo você coloca no máximo 2 ou 3 disciplinas. São aquelas que você "odeia" estudar. No meu caso era Direito Empresarial, Direito Civil e Português.




3.2.2 - Separação das disciplinas por importância

Agora que você já separou as disciplinas pela sua facilidade e dificuldade de aprendizado, vamos separa as disciplinas baseado na importância que essas disciplinas tem no seu concurso. Você irá separar elas também em 3 grupos:

Grupo 1 - Pouco importante:
Nesse grupo você coloca as disciplinas que nem sempre são cobradas no seu concurso ou quando são cobradas representam poucos pontos nas provas.

Grupo 2 - Regular:
Nesse grupo você coloca aquelas disciplinas que quase sempre são cobradas no concurso que você irá fazer e alem disso são as disciplinas que geralmente corresponde a uma boa quantidade de pontos na prova.

Grupo 3 - Muito importante:
Nesse grupo você coloca aquelas disciplinas que sempre são cobradas no concurso que você fará e que alem disso essas disciplinas ainda valem muitos pontos.

3.2.3 - Definindo o ciclo de estudos


Agora nos já temos as disciplinas separadas por dificuldade e importância, então podemos passar para a próxima etapa do planejamento.

Já que nos concluímos a separação das disciplinas por dificuldade e importância agora basta definirmos quanto vamos estudar de cada uma delas para montarmos nosso ciclo de estudo!

Partimos de uma quantidade de estudos padrão para cada disciplina e depois aumentamos ou diminuímos essa quantidade padrão a depender da dificuldade e da importância de cada disciplina. A quantidade padrão de estudos é 3 vezes de 1 hora.

As disciplinas que você enquadrou no grupo "Muito fáceis" você diminui 2 hora de estudo! Já as que você enquadrou como "Muito difícil" você adiciona 2 hora de estudo!

As disciplinas que você enquadrou no grupo pouco importante você diminui 1 hora de estudo e as que você enquadrou no grupo muito importante você aumenta 1 hora de estudo.

Por exemplo. Imagine que a disciplina informática você classificou como dificuldade muito facil e importância muito importante. A quantidade de horas de estudo dessa disciplina por ciclo será:

3 horas (padrão)
- 2 horas (muito fácil)
+ 1 hora (muito importante)
Quantidade total de horas de estudo por ciclo = 3 - 2 + 1 = 2 horas.

Outro exemplo. Imagine que a disciplina Direito Empresarial você tenha classificado como dificuldade muito difícil e importância regular. A quantidade de horas de estudo de direito empresarial por ciclo será:

3 horas (padrão)
+ 2 horas (dificuldade muito difícil)
+ 0 hora (importância regular)
Quantidade total de horas de estudo de direito empresarial por ciclo = 3 + 2 + 0 = 5 horas

Você faz esses cálculos de horas de estudo por ciclo para cada disciplina! Após isso já podemos montar nosso ciclo!

Vamos supor que chegamos aos seguintes valores de horas de estudo por ciclo:

Informática 2 horas
Dir. Constitucional 4 horas
Dir. Civil 5 horas
Contabilidade 4 horas
Matemática 3 horas

Nosso ciclo de estudo poderia ser:


3.2.4 - Alguns detalhes

- O mínimo de horas de estudo por disciplina é 1 hora! Mesmo que você calcule a quantidade de horas de estudo e de zero hora, você mesmo assim deve estudar pelo menos 1 hora dela por ciclo!
- Distribua as disciplinas no ciclo de forma que fiquem o mais embaralhado possível.
- Tente intercalar disciplinas de cálculo com disciplinas de memorização sempre que possível.

No exemplo acima o ciclo de estudos ficou sendo de 18 horas, mas seu ciclo pode dar qualquer valor, isso vai depender de como você classifica as disciplinas em dificuldade e importância.

O ciclo de estudos não é fixo, a medida que for estudando você vai reavaliando a dificuldade e até mesmo a importância de cada disciplina. Por exemplo uma disciplina que você considerou muito fácil pode se tornar regular ou até mesmo muito difícil, isso vai depender de você mesmo! Depois de terminar um ciclo pense se a distribuição de horas de estudo ainda esta adequada ou se precisa fazer ajustes!

Outro detalhe importante é quando sair o edital do concurso que você quer fazer. Nesse momento você precisa fazer um novo planejamento de ciclos baseado exclusivamente no edital.




4 - Concluindo

Pois é pessoal, não sei se acharam a explicação difícil, mas não é! O estudo por ciclos é muito bom quando se tem dificuldade de se manter focado nos estudos (na fase da TEORIA) e para conseguir um melhor aproveitamento (na fase da HABILIDADE DE RESOLVER QUESTÕES). Mas volto a lembrar que na fase do estudo da TEORIA o ideal é estudar uma matéria por vez (sequencialmente), só se você estiver tendo dificuldades de manter um bom ritmo de estudos é que você deve estudar por mini ciclos. Já na fase do estudo da HABILIDADE de resolver exercícios estudar por ciclos é praticamente obrigatório!

Quero falar novamente sobre o momento que sai o edital do concurso. Nesse momento você deve parar o estudo e fazer um replanejamento! Primeiro você deve verificar quais disciplinas ainda não estudou e que caíram no edital! Daí você foca o estudo só nessas disciplinas! É importante que você tente terminar de estuda-las o quanto antes! Só depois de estudar as disciplinas que você não estudou é que você volta a estudar por ciclos fazendo questões e mais questões de concurso da banca que fará o concurso!

Com o que falei nesse post você já deve conseguir fazer seus ciclos de estudo! Mãos a massa!

Mas como esse post é meio "teórico" demais, farei um outro post montando um ciclo de estudos do inicio ao fim para servir de exemplo.

Não espere meu próximo post para montar seus ciclos de estudo, faça sua parte, até porque de certa forma o ciclo de estudos é algo pessoal! Use meu próximo post apenas para comparar com seu próprio planejamento de estudos para ver se você entendeu a ideia do estudo por ciclos!

O planejamento de exemplo que farei será para Auditor de Tributos Estadual e Municipal (ICMS ou ISS), mas a ideia é a mesma para qualquer concurso, então confira o próximo post e compare com seu próprio planejamento!

E lembrando, não esquece de COMPARTILHAR meu blog no seu facebook para divulga-lo e assim ajudar outros concurseiros que estão no mesmo "barco" que você! Obrigado!

OBS: Você tanto pode compartilhar o post que eu fiz no facebook ou clicar no botão no lado esquerdo desse post (Share) que tem essa figura:





Para retornar ao índice do blog por favor acesse o link abaixo:

Voltar para o Índice

Nenhum comentário:

Postar um comentário